Topo

Esse conteúdo é antigo

Fotógrafo mostra como é ficar cara a cara com tubarões de sete metros

Fotógrafo diz que é mais fácil o tubarão temer os humanos do que o contrário - Reprodução/Instagram
Fotógrafo diz que é mais fácil o tubarão temer os humanos do que o contrário Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2021 16h59

O tubarão pode ser um dos animais mais temidos no ecossistema, mas da mesma forma que algumas pessoas criam tigres selvagens, um fotógrafo da Flórida (EUA) se considera praticamente amigo dos peixes gigantes.

John Moore, de 55 anos, mergulha no mar para fotografar os animais bem de perto. Em alguns cliques, que o artista publica em seu Instagram, é possível ver imagens da espécie tubarão-touro, que pode chegar aos sete metros de comprimento.

"Esses animais poderosos passam a maior parte do tempo navegando calmamente pelas profundezas em busca de peixes para comer e se afastando de outros predadores. Os humanos, sem dúvida, têm muito menos para temê-los do que eles de nós. Esses predadores de ponta são absolutamente necessários para um ecossistema saudável", escreve Moore em uma das publicações.

A coragem do fotógrafo, por sua vez, vai além dos cliques. Em uma das imagens ele mostra um tubarão-branco com um gancho enfiado próximo a boca e diz ter tentado tirar a armadilha com as próprias mãos.

"Eu tentei remover, mas ela tem uma grande farpa e certamente está alojada em algum músculo. Eu o afrouxei, mas ela definitivamente não está interessada em meus esforços. Provavelmente vai cair com o tempo, mas um gancho em 'J' desse tamanho poderia facilmente tê-la matado se ela engolisse na barriga", relata.