Topo

Esse conteúdo é antigo

Veterinária encontra bezerro com terceiro olho no País de Gales

"Terceiro olho" tem pálpebras, cílios e não parece incomodar o animal - Reprodução/Twitter/Malan Hughes
'Terceiro olho' tem pálpebras, cílios e não parece incomodar o animal Imagem: Reprodução/Twitter/Malan Hughes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2021 11h02

Uma veterinária do País de Gales estava em realizando testes no gado de corte em uma fazenda na cidade de Gwynedd, na segunda-feira (10), quando se deparou com um animal incomum: um bezerro com um terceiro olho. Apesar da anomalia, o animal vive de maneira saudável.

"Os veterinários tendem a ver todos os tipos de coisas, (...) mas nunca tinha visto nada assim antes", disse a veterinária Malan Hughes sobre o bicho. De acordo com o jornal Mirror, o animal tem quatro meses, pertence à raça leiteira British Blue e não parece incomodado com o "terceiro olho".

"Visto de fora, o olho extra parece bom. Tem pálpebras e cílios, e também é úmido, como se algum tipo de lubrificante estivesse sendo secretado", examinou Malan. Entretanto, a veterinária disse ser "impossível saber se algo está acontecendo atrás do olho".

A anomalia não aparenta causar dores no animal, tampouco influência em seu comportamento social. "Ele não age de maneira diferente de qualquer outro bezerro", disse Malan. "Como clínica veterinária, certamente o trataremos com o mesmo cuidado que dispensamos a cada animal", acrescentou.

Bezerros com três olhos são extremamente raros, o último caso que se tem conhecimento na mídia internacional ocorreu há sete anos, na vila indiana de Tamil Nadu. Na ocasião, os aldeões locais batizaram o animal como Senhor Shiva, em homenagem ao deus hindu que é retratado com um terceiro olho, e passaram a venerá-lo.

Todavia, o animal de Gwynedd provavelmente não receberá o mesmo tipo de atenção. Isso porque, a fazenda que ele foi encontrado é destinada para animais de corte e, após se desenvolver, ele deve ser encaminhado para um abatedouro.