Filhote de onça-pintada nasce com característica rara em santuário inglês
Um felino inusitado nasceu no Big Cat Sanctuary, localizado em Kent, na Inglaterra. O filhote de onça-pintada surpreendeu a equipe do santuário por ter a pelagem totalmente preta, muito rara entre os animais da espécie.
Batizado temporariamente de "baby" (bebê, em inglês), o filhote de coloração escura permanece na presença de seus pais, Keira e Neron. Ainda que o pequeno felino tenha a aparência distinta, é possível que ele tenha herdado a característica de seu progenitor, que também é uma onça-preta (Panthera onca).
A procriação faz parte do Programa de Criação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Europa, como afirmou o Daily Mail.
Apenas 10% das onças são afetadas pela mudança de coloração e apresentam os pelos escuros, enquanto 90% contêm as manchas distintas, características da espécie.
"Na manhã de 6 de abril, pudemos ver que Keira estava inquieta e agitada e sabíamos que ela havia começado a entrar em trabalho de parto", disse Briony Smith, curadora do Santuário do Big Cat, ao Daily Mail. "Esta linda garotinha nasceu às 11h10 e tem se fortalecido desde então".
Smith ainda explicou a situação atual das onças pelo mundo. "O jaguar está listado como 'Quase Ameaçado' na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), embora seu status esteja em revisão e possa ser elevado a 'Vulnerável' no próximo ano".
Por isso, os programas para a procriação da espécie são tão estimados, realizando um trabalho intenso para a preservação de animais alvos de caça e de conflitos humanos, como é o caso da onça-pintada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.