George Floyd ganha estátua de 320 kg e busto de 1,82 m de altura nos EUA
Duas estátuas de George Floyd, morto pela polícia no ano passado, foram inauguradas nos Estados Unidos, em alusão ao feriado de Juneteenth, no dia 19 de junho, quando se celebra o fim da escravidão no país.
Com cerca de 320 kg, uma das estátuas foi colocada em frente à prefeitura de Newark, no estado de Nova Jersey. Com proporções em escala duas vezes maior que a humana, a escultura representa Floyd sentado em um banco de parque, onde visitantes podem sentar-se também e tirar fotografias.
Segundo o site britânico Unilad, o prefeito de Newark, Ras Baraka, inaugurou a estátua em uma cerimônia na quarta-feira, 16 de junho, ao lado do cineasta Leon Pinkney, que encomendou a escultura de bronze, e que contou com a presença de vários ativistas locais.
Em um discurso marcando a ocasião, o prefeito disse que esperava que a estátua inspirasse os moradores a lutar por justiça racial e manter o ativismo que cresceu com os protestos em resposta à morte de Floyd.
Responsável pela obra, o artista Stanley Watts, mais conhecido por seu trabalho de criação do memorial do 11 de setembro, "To Lift A Nation" ("Para Erguer uma Nação"), disse que sua intenção era representar um George pacífico, tranquilo.
"O mundo precisava dele relaxado e descansando em um banco e foi isso que produzimos. E nós o produzimos maior do que ele seria em vida, porque após a morte, George será lembrado".
Floyd ganha busto em Nova York
No sábado, dia 20, George Floyd ganhou um busto instalado em um local conhecido como Flatbush Junction, no bairro do Brooklin, em Nova York. A escultura, com 1,82 m de altura, será levada dentro de algumas semanas para a Union Square, em Manhattan.
O irmão de George Floyd, Terrance Floyd, esteve presente na inauguração e falou sobre a importância da data e como manter viva a memória de seu irmão.
"É uma declaração importante para uma pessoa importante", disse Terrance Floyd à rede de TV NBC. "Ver o Brooklyn representá-lo e homenageá-lo em um feriado nacional é puro amor."
O mês passado marcou o aniversário de um ano da morte de Floyd. Ele foi morto em 25 de maio de 2020, pelo policial branco Derek Chauvin, que foi recentemente considerado culpado de homicídio de segundo grau, homicídio de terceiro grau e homicídio culposo. O assassinato de Floyd - que foi filmado e visto por milhões de pessoas - gerou protestos mundiais contra a injustiça racial e a brutalidade policial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.