Topo

Esse conteúdo é antigo

Navegadores ingleses dizem que foram atacados por 30 orcas 'raivosas'; veja

Orcas nadando na direção da embarcação, no estreito de Gibraltar - Reprodução/Twitter/@hellpants
Orcas nadando na direção da embarcação, no estreito de Gibraltar Imagem: Reprodução/Twitter/@hellpants

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2021 10h41

Três homens ingleses que estavam a bordo de um barco, na região do Estreito de Gibraltar, registraram um momento de pânico após serem atacados por 30 orcas em alto mar.

Segundo a tripulação, as baleias atacaram a embarcação durante duas horas. Com as várias investidas no casco do barco de fabricação alemã, as orcas que tinham até oito metros de comprimento chegaram a destruir parte do leme do veículo.

"Não podíamos fazer nada, só tivemos que sentar no barco e esperar que eles partissem", disse o tripulante do barco, disse o tripulante Martin Evans, de 45 anos, ao tabloide inglês The Mirror.

O evento, ocorrido em junho do ano passado, ganhou destaque só agora na mídia internacional e, apesar da "raiva" das baleias contra a embarcação, ninguém se feriu no ataque.

Conforme reportado pelo tablóide, após as duas horas de ataque repentino e ainda sem explicação, um dos tripulantes disparou um sinalizador para forçar as baleias a nadarem para longe e a estratégia funcionou.

Então, passado o susto, os três homens ingleses voltaram a navegar o barco com leme avariado e partiram na direção da cidade de Gibraltar, onde a embarcação foi deixado para manutenção.

"Se o barco tivesse afundado, estaríamos em um bote salva-vidas cercado por orcas. Teria sido drástico", ironizou Evans. "Foi um ataque violento. Parecia que elas tinham um plano e que estavam com raiva", acrescentou o navegador.