Historiador afirma ter achado provas de 'tesouro' nazista em lago polonês
No inverno de 1945, quando a Alemanha Nazista dominava a Polônia, soldados da SS supostamente teriam escondido um tesouro dentro de um lago. Com medo de serem encontrados pelos soviéticos, os nazistas abandonaram seus bens, e agora o historiador Piotr Koper afirma ter encontrado a relíquia.
Em entrevista ao Daily Star, Koper falou sobre seu projeto em busca do tesouro deixado pelos aliados de Adolf Hitler. Desde dezembro de 2020, o pesquisador analisa o lago na vila polonesa de Zarska Wies.
Junto com a Golden Train Foundation, Koper examinou o local com um drone subaquático. Ele alega que encontrou evidências de um forno de cal, pneus e uma caixa misteriosa.
"Temos resultados decentes e agora vamos tentar minerar, pois vimos um sinal de aço muito forte", disse o historiador. "Imagino que sejam caminhões afundados em 1945. Hoje é difícil dizer qual é o seu valor, porque depende se os destroços estão cheios ou vazios".
Em comunicado ao portal de notícias local, Zgorzelec Nasze Miasto, o estudioso disse que a pesquisa foi concluída no último domingo (4).
"Estamos agora aguardando o desenvolvimento de um radar de penetração no solo. Se os resultados forem confirmados, solicitaremos permissão para mineração", comentou Koper sobre o próximo passo em sua busca.
Antes de se dedicar ao projeto do lago polonês, Koper procurava um trem que dizia conter um tesouro valioso, apesar de ter anunciado a descoberta, autoridades locais buscaram provas da existência da locomotiva, mas não encontraram nada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.