Topo

Esse conteúdo é antigo

Historiador afirma ter achado provas de 'tesouro' nazista em lago polonês

Alemanha nazista: Adolf Hitler em Munique, em 1932 - Heinrich Hoffmann/Archive Photos/Getty Images
Alemanha nazista: Adolf Hitler em Munique, em 1932 Imagem: Heinrich Hoffmann/Archive Photos/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 14h44Atualizada em 08/07/2021 14h44

No inverno de 1945, quando a Alemanha Nazista dominava a Polônia, soldados da SS supostamente teriam escondido um tesouro dentro de um lago. Com medo de serem encontrados pelos soviéticos, os nazistas abandonaram seus bens, e agora o historiador Piotr Koper afirma ter encontrado a relíquia.

Em entrevista ao Daily Star, Koper falou sobre seu projeto em busca do tesouro deixado pelos aliados de Adolf Hitler. Desde dezembro de 2020, o pesquisador analisa o lago na vila polonesa de Zarska Wies.

Junto com a Golden Train Foundation, Koper examinou o local com um drone subaquático. Ele alega que encontrou evidências de um forno de cal, pneus e uma caixa misteriosa.

"Temos resultados decentes e agora vamos tentar minerar, pois vimos um sinal de aço muito forte", disse o historiador. "Imagino que sejam caminhões afundados em 1945. Hoje é difícil dizer qual é o seu valor, porque depende se os destroços estão cheios ou vazios".

Em comunicado ao portal de notícias local, Zgorzelec Nasze Miasto, o estudioso disse que a pesquisa foi concluída no último domingo (4).

"Estamos agora aguardando o desenvolvimento de um radar de penetração no solo. Se os resultados forem confirmados, solicitaremos permissão para mineração", comentou Koper sobre o próximo passo em sua busca.

Antes de se dedicar ao projeto do lago polonês, Koper procurava um trem que dizia conter um tesouro valioso, apesar de ter anunciado a descoberta, autoridades locais buscaram provas da existência da locomotiva, mas não encontraram nada.