Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal dá à luz trigêmeas idênticas em caso raro de univitelinas

Foto dos trigêmeos idênticos nascidos nos EUA - Reprodução/YouTube/6abc Philadelphia
Foto dos trigêmeos idênticos nascidos nos EUA Imagem: Reprodução/YouTube/6abc Philadelphia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/08/2021 17h42Atualizada em 03/08/2021 17h42

Um casal americano deu à luz trigêmeas idênticas raras em um hospital no estado da Pensilvânia. Apesar de ser comum os nascimentos múltiplos na família de ambos, os médicos descreveram o caso das meninas como raríssimo, segundo a TV local, WPVI.

Os novos pais, Mark Bodrog e Gabriela Mosquera, comentaram sobre as boas-vindas às filhas Anastasia, Olivia e Nadia: "Elas são do mesmo óvulo, compartilhando a mesma placenta com três sacos amnióticos separados", disse Bodrog.

O homem ainda enfatizou que a condição é tão rara que existem poucos estudos sobre casos semelhantes. Segundo estimativas, a chance de ter trigêmeos idênticos é variável, podendo ser de uma em 60 mil a até uma em 200 milhões de gestações.

O pai também contou que os médicos do hospital ficaram muito contentes em cuidar da gravidez de Gabriela. "'Queremos cuidar desta gravidez. É tão rara. Altamente arriscada'", relembrou.

Na maioria dos casos, os fetos são originários de três óvulos distintos, sendo assim, cada um possui características únicas, como sexo e material genético, sendo considerados irmãos não univitelinos.

No caso de Mosquera, as três meninas vieram de um mesmo óvulo e do mesmo espermatozoide. Elas dividiram a placenta, algo bastante improvável.

Desde que nasceram, em 8 de julho, as irmãs estão saudáveis e em casa. O hospital ofereceu acompanhamento das trigêmeas, com objetivo de realizar pesquisas sobre o caso.