Topo

Fotógrafo captura imagem de peixe dentro de água-viva em praia britânica

O peixe capturado pela água-viva pode ter tentado se ocultar de outros predadores sob os seus tentáculos - Reprodução
O peixe capturado pela água-viva pode ter tentado se ocultar de outros predadores sob os seus tentáculos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos

06/08/2021 13h49Atualizada em 06/08/2021 13h49

Um fotógrafo e mergulhador britânico conseguiu fotografar uma imagem inusitada na praia de Harlyn Bay Beach, região da Cornualha, Inglaterra. Ele captou uma água-viva que continha em seu interior um peixe, provavelmente sua última refeição antes de morrer encalhada na areia.

Ao sair para caminhar, Ian Watkins pretendia fazer imagens do nascer do sol. Mas acabou se deparando com a cena peculiar de uma água-viva que, ao se aproximar, descobriu que havia engolido um peixe antes de ser trazida pela água até a praia.

Entusiasta da vida selvagem, Watkins logo ficou mais perto da água-viva para registrar a imagem. O indivíduo encontrado por ele pertence à espécie Chrysaora hysoscella, cujo nome comum, traduzido do Inglês, é água-viva bússola, uma espécie comum, com o corpo claro e transparente e que mede até 30 cm de largura.

Esse tipo de água-viva habita as águas costeiras em regiões temperadas do nordeste do Oceano Atlântico, incluindo o Mar do Norte e o Mar Mediterrâneo.

O espécime é carnívoro, consumindo outros invertebrados marinhos e plâncton, mas também pode se alimentar de peixes. Ele atordoa e captura suas presas com células urticantes em seus tentáculos.

A imagem foi compartilhada pela entidade de preservação Cornwall Wildlife Trust, que explicou que o peixe teve um destino infeliz enquanto tentava se esconder.

"Esta água-viva bússola foi encontrada na praia de Harlyn Bay, perto de Padstow, com um peixe dentro de seu corpo", afirmou a entidade no comunicado.

"Frequentemente, as águas-vivas são usadas como viveiros por peixes jovens, que se escondem entre seus tentáculos para se protegerem de predadores. Infelizmente, este parece ter sido escolhido como almoço da água-viva".

Watkins, que coincidentemente descobriu a cena durante a Semana Nacional da Marinha, disse que estava passeando com o cachorro na praia, por volta das 7h e notou que a maré estava subindo enquanto o sol despontava no horizonte.

"Já vi muitas coisas, pois sou mergulhador há mais de 20 anos, mas nunca consegui capturar uma água-viva com a minha câmera. Não é algo que você vê todos os dias", concluiu.