Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti; 304 mortes confirmadas
Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti na manhã de hoje, causando mortes e danos a propriedades no oeste do país, e revivendo memórias terríveis do grave terremoto de 2010. As autoridades de Defesa Civil do país já confirmaram 304 mortes e mais de 1.800 feridos.
O terremoto ocorreu por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Um alerta de tsunami foi emitido logo depois pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, antes de ser rapidamente retirado.
Mais cedo, o primeiro-ministro Ariel Henry disse que 'várias vidas foram perdidas" e prestou condolências.
"Apresento minhas condolências aos pais das vítimas deste violento terremoto que causou a perda de várias vidas e danos materiais em várias províncias", disse no Twitter.
Em uma coletiva de imprensa, Henry declarou estado de emergência. "Quando se trata de necessidades médicas, esta é a nossa maior urgência. Começamos a enviar medicamentos e pessoal médico para as instalações afetadas", disse.
O estado de emergência será no Departamento Oeste, Departamento Sul, Nippes e Grand'Anse.
"Para as pessoas que precisam de cuidados especiais urgentes, evacuamos um certo número delas e vamos evacuar mais alguns hoje e amanhã", completou o premiê.
Ajuda humanitária
Alguns países já anunciaram o envio de ajuda humanitária ao país. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou a nomeação da Administradora da USAID, Samantha Power, como a autoridade sênior dos Estados Unidos para coordenar os esforços.
Já o presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, publicou no Twitter que ordenou que a Coordenação Nacional de Proteção Civil e outros ministérios, como Relações Exteriores, Marinha e Defesa, preparem a ajuda "imediatamente".
Também pelo Twitter, o presidente chileno, Sebastian Piñera, disse que o país está se preparando para enviar ajuda humanitária. Panamá e República Dominicana também anunciaram esforços humanitários.
A Colômbia disse que está disposta a ajudar na remoção de entulhos e nas operações de resgate, disse a vice-presidente e ministra das Relações Exteriores, Marta Lucía Ramírez.
Danos em várias cidades
Agências relatam que o tremor foi sentido em todo o país e danos materiais já foram registrados em várias cidades, especialmente em Les Cayes e Jeremie. Prédios, escolas e residências foram danificados no terremoto, de acordo com moradores da área afetada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.