Jovens temiam chegada do Taleban, diz brasileiro que morou no Afeganistão
O anúncio da retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão fez a população mais jovem do país temer a chegada do Taleban ao poder, relata o estudante brasileiro Luca Bassani.
Em entrevista ao UOL News, ele contou sobre sua experiência no país meses antes da derrubada do governo pelo grupo islâmico.
"A população mais jovem e urbana via a situação com bastante preocupação e já temia uma chegada do Taleban", disse Bassani. "Ninguém esperava que fosse tão rápido, mas sabiam que existia essa possibilidade."
"Ao mesmo tempo, uma parcela mais conservadora, do interior [do país] que já estava sobre controle do Taleban nesses anos, esperava e não achava tão ruim a possibilidade deles voltarem novamente ao poder", afirmou.
O Taleban assumiu o governo do Afeganistão no domingo (15), quando líderes e combatentes do grupo ocuparam o palácio presidencial horas após o presidente Ashraf Ghani deixar o país.
Desde então, fugas em massa e tumultos foram registrados em diversas regiões. Hoje, o aeroporto de Cabul registrou um novo conflito. Tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto para tentar controlar a multidão, segundo relato de agências de notícias.
Bassini contou que, em sua estadia na época de sua estadia no país, já estava programada a saída dos militares americanos. "Quando eu cheguei lá, tive de mudar planos da viagem in loco para não correr risco de ter encontro indesejado com o Taleban, pois já percebíamos essa tendência de ganho de territórios, principalmente no interior."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.