Topo

Esse conteúdo é antigo

9 pessoas da mesma família morreram após ataque dos EUA, diz TV americana

Fumaça é avistada após uma explosão em uma casa próxima ao areporto de Cabul - Reprodução/Twitter/Shafi Karimi
Fumaça é avistada após uma explosão em uma casa próxima ao areporto de Cabul Imagem: Reprodução/Twitter/Shafi Karimi

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 17h41Atualizada em 29/08/2021 19h05

Nove pessoas de uma mesma família morreram no ataque aéreo feito por um drone das Forças Armadas dos Estados Unidos contra um carro-bomba operado pelo Estado Islâmico em Cabul, capital do Afeganistão.

Entre os mortos estão seis crianças, sendo a mais nova delas uma menina de dois anos.

As informações foram divulgadas pela TV norte-americana CNN e foram confirmadas pelo irmão de uma das vítimas. Durante a entrevista, o homem que não teve o nome revelado chorou ao dizer que a família era "comum" e não tinha envolvimento com a crise que aflige o Afeganistão.

"Não somos do Estado Islâmico ou Daesh [grupos extremistas] e esta era uma casa de família, onde meus irmãos viviam com suas famílias", disse ele.

Um homem chamado Ahad, que se diz vizinho da família, falou à CNN norte-americana que os moradores da região tentaram socorrer as vítimas.

"Trouxemos água para apagar o fogo e vimos que havia cinco ou seis mortos. O pai da família, outro rapaz e duas crianças. Eles estavam mortos, aos pedaços. Havia feridos também", explicou Ahad à CNN.

Após o ataque, uma autoridade dos EUA confirmou a localização no bairro de Khaje Bughra, em Cabul. O Comando Central dos EUA disse anteriormente que estava avaliando as possibilidades de vítimas civis.

Militares norte-americanos disseram em um comunicado que "explosões secundárias" do veículo indicaram presença de uma quantidade alta de materiais explosivos.

Após o atentado ao carro-bomba, um jornalista local visitou a cena e disse à CNN que o automóvel estava em mau estado e que apenas um esqueleto do carro foi deixado após o ataque dos EUA.

A emissora de TV também não revelou o nome do jornalista por motivos de segurança. Para a TV, ele afirmou ter ouvido de familiares das vítimas que havia dois carros estacionados na residência.

O jornalista disse ainda que foi informado de que em um dos carros estava um dos pais e seus três filhos. A família se preparava para ir a um evento familiar.

Ataque dos EUA em Cabul

O Departamento de Defesa responsável por operações no Grande Oriente Médio e em parte da Ásia afirmou que o carro-bomba alvo da operação seria usado em um atentado na área do aeroporto de Cabul.

A capital do Afeganistão já foi atingida por explosões reivindicadas pelo grupo terrorista na última quinta-feira (26).

A confirmação do uso de drone no ataque dos EUA contra o automóvel foi dada pelo capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, em nota oficial do Comando Central, que informou acreditar que o alvo foi "atingido com sucesso". Urban disse que os EUA permanecerão atentos a possíveis "ameaças futuras".