Itamaraty anuncia retirada de segundo cidadão brasileiro do Afeganistão
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil anunciou hoje a retirada de um segundo cidadão brasileiro, e seus familiares afegãos, do Afeganistão. O primeiro já havia sido resgatado na semana passada do país dominado pelo grupo extremista Talibã. Ambos haviam solicitado auxílio para deixar o país.
Segundo o Itamaraty, todos se encontram seguros e em boas condições de saúde.
A remoção dessas pessoas aconteceu em dois dias diferentes. Na última quinta-feira (26), um cidadão brasileiro, acompanhado de cinco familiares afegãos, foi evacuado para a Espanha. A ação foi construída juntamente aos governos da Alemanha e da Espanha.
Ontem, o outro, com mais seis familiares afegãos, foi levado para o Paquistão. Essa operação terrestre foi conduzida pela embaixada do Brasil em Islamabad em coordenação com o governo paquistanês.
O governo também disse monitorar a situação de brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão. Além disso, informou estar atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, "dentro das possibilidades legais de apoio a estrangeiros".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.