Bombeiros usam máquinas de neve para combater incêndio em resort, nos EUA
Os bombeiros que trabalham para conter o incêndio Caldor, na Califórnia (EUA), estão usando máquinas que fabricam neve para encharcar o solo, na tentativa de proteger os edifícios da estação de esqui Sierra-at-Tahoe.
Após semanas sendo sufocados pela fumaça dos incêndios, os moradores próximos ao resort, um destino turístico em Twin Bridges, perto do South Lake Tahoe, foram obrigados a evacuar o local esta semana, depois que o fogo se alastrou ainda mais.
De acordo com o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Cal Fire), o incêndio Caldor arrasou 775 km² desde que teve início, em 14 de agosto, e está apenas 16% contido.
A principal instalação médica de South Lake Tahoe, o Barton Memorial Hospital, evacuou dezenas de pacientes e o Gabinete do Xerife de El Dorado transferiu os detentos para uma prisão vizinha.
Milhares de bombeiros trabalharam em terrenos acidentados para conter as chamas, enquanto 23 helicópteros e três aviões de combate despejaram milhares de litros de água e substâncias retardantes para conter o fogo, desde a semana passada.
Condições meteorológicas desfavoráveis
As condições meteorológicas no norte da Califórnia não ajudaram e o Serviço Meteorológico Nacional informou, na terça-feira, que a ameaça de incêndio na região aumentaria e que alguns alertas de bandeira vermelha seriam emitidos.
"Há incêndios acontecendo na Califórnia de modo que nunca vimos antes. O mais importante é evacuarmos a região o quanto antes", disse à Fox News o chefe Thom Porter, diretor do Cal Fire. "Para o resto de vocês na Califórnia: cada hectare pode e deve queimar algum dia neste estado."
O combate a incêndios no oeste também tem sido mais desafiador devido ao impacto da seca e das mudanças climáticas, que os cientistas dizem que continuarão a tornar o clima mais extremo e os incêndios florestais mais frequentes e destrutivos.
As ameaças do incêndio Caldor se estenderam ao longo da fronteira do estado, forçando também os avisos de evacuação em Nevada. Na segunda-feira, o governador de Nevada, Steve Sisolak, declarou estado de emergência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.