Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiros usam máquinas de neve para combater incêndio em resort, nos EUA

Na tentativa de tentar impedir que as chamas atinjam os edifícios do resort, os bombeiros estão usando máquinas de fazer neve para encharcar o solo - Reprodução/YouTube/TheBee
Na tentativa de tentar impedir que as chamas atinjam os edifícios do resort, os bombeiros estão usando máquinas de fazer neve para encharcar o solo Imagem: Reprodução/YouTube/TheBee

Colaboração para o UOL, em Santos

31/08/2021 18h29

Os bombeiros que trabalham para conter o incêndio Caldor, na Califórnia (EUA), estão usando máquinas que fabricam neve para encharcar o solo, na tentativa de proteger os edifícios da estação de esqui Sierra-at-Tahoe.

Após semanas sendo sufocados pela fumaça dos incêndios, os moradores próximos ao resort, um destino turístico em Twin Bridges, perto do South Lake Tahoe, foram obrigados a evacuar o local esta semana, depois que o fogo se alastrou ainda mais.

De acordo com o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Cal Fire), o incêndio Caldor arrasou 775 km² desde que teve início, em 14 de agosto, e está apenas 16% contido.

A principal instalação médica de South Lake Tahoe, o Barton Memorial Hospital, evacuou dezenas de pacientes e o Gabinete do Xerife de El Dorado transferiu os detentos para uma prisão vizinha.

Milhares de bombeiros trabalharam em terrenos acidentados para conter as chamas, enquanto 23 helicópteros e três aviões de combate despejaram milhares de litros de água e substâncias retardantes para conter o fogo, desde a semana passada.

Condições meteorológicas desfavoráveis

As condições meteorológicas no norte da Califórnia não ajudaram e o Serviço Meteorológico Nacional informou, na terça-feira, que a ameaça de incêndio na região aumentaria e que alguns alertas de bandeira vermelha seriam emitidos.

"Há incêndios acontecendo na Califórnia de modo que nunca vimos antes. O mais importante é evacuarmos a região o quanto antes", disse à Fox News o chefe Thom Porter, diretor do Cal Fire. "Para o resto de vocês na Califórnia: cada hectare pode e deve queimar algum dia neste estado."

O combate a incêndios no oeste também tem sido mais desafiador devido ao impacto da seca e das mudanças climáticas, que os cientistas dizem que continuarão a tornar o clima mais extremo e os incêndios florestais mais frequentes e destrutivos.

As ameaças do incêndio Caldor se estenderam ao longo da fronteira do estado, forçando também os avisos de evacuação em Nevada. Na segunda-feira, o governador de Nevada, Steve Sisolak, declarou estado de emergência.