Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibãs fazem 'enterro simbólico' de bandeira dos EUA e de europeus; veja

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 18h35Atualizada em 31/08/2021 20h27

Integrantes do grupo extremista Talibã e simpatizantes fizeram hoje o "enterro simbólico" da bandeira dos Estados Unidos e de outros aliados, após o anúncio da evacuação de tropas americanas do Afeganistão. O ato ocorreu na cidade de Khost, no leste do Afeganistão, a cerca de 233 km de Cabul. As imagens foram divulgadas pela rede Zhman TV.

No vídeo, a multidão —formada majoritariamente por homens— carrega caixões com as bandeiras dos EUA, do Reino Unido, da França e da Otan.

Depois de quase 20 anos, US$ 2 trilhões (R$ 10,3 trilhões, na cotação atual) e milhares de vidas perdidas, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Afeganistão nesta segunda-feira (30). Joe Biden tem sofrido críticas pelo modo como a operação foi conduzida e suas possíveis repercussões para afegãos e o resto do mundo.

Mais de 122 mil pessoas foram retiradas de Cabul desde 14 de agosto, um dia antes de o Taliban —que em 2001 abrigava o grupo militante Al Qaeda, que foi responsabilizado pelos ataques em Nova York e Washington— retomar o controle do país.

A retirada aérea de emergência chegou ao fim antes do prazo de terça-feira estabelecido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, que herdou um acordo de retirada de tropas feito com o Talibã por seu antecessor Donald Trump.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais lutaram para salvar cidadãos de seus próprios países, bem como tradutores, funcionários de embaixadas locais, ativistas de direitos civis, jornalistas e outros afegãos vulneráveis a represálias do Talibã.

As retiradas se tornaram ainda mais perigosas quando um ataque suicida reivindicado pelo Estado Islâmico —inimigo tanto do Ocidente quanto do Taliban— matou 13 militares norte-americanos e dezenas de afegãos que esperavam nos portões do aeroporto na quinta-feira passada.