Topo

Esse conteúdo é antigo

Soldado que lutou na 2ª Guerra Mundial chega aos 112 anos com festa nos EUA

Lawrence Brooks nasceu no ano de 1909, antes mesmo do Titanic afundar - Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial
Lawrence Brooks nasceu no ano de 1909, antes mesmo do Titanic afundar Imagem: Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 08h01

O veterano mais velho a lutar pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial completou 112 anos no último domingo e ganhou uma festa do Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, em Nova Orleans.

Lawrence Brooks comemorou o aniversário com um desfile de jipes, bolos e uma apresentação do "The Victory Belles", trio musical que canta músicas da década de 1940.

Sentado na varanda do lado de fora de sua casa, ele assistiu ao desfile e recebeu cumprimentos de vários moradores, que passaram pelo local com faixas e cartazes desejando feliz aniversário a ele.

"O aniversário de Brooks é um lembrete significativo daqueles que serviram e continuam a dedicar suas vidas à nossa liberdade. A missão educacional contínua do Museu Nacional da Segunda Guerra é contar a história da experiência americana na guerra que mudou o mundo para que todas as gerações entendam o preço da liberdade e sejam inspiradas pelo que aprenderam", disse o museu em um comunicado.

O governador do estado da Louisiana, John Bel Edwards, parabenizou Brooks com uma mensagem nas redes sociais. "Sr. Brooks, todo o estado da Luisiana agradece os seus serviços e deseja um feliz aniversário", escreveu.

Nascido em 12 de setembro de 1909, Brooks serviu o Exército norte-americano entre 1940 e 1945, lotado no 91º Batalhão de Engenheiros.

Após a guerra, Brooks voltou para casa em Nova Orleans e trabalhou como operador de empilhadeira. Ele se casou com Leona B. Brooks, com quem teve cinco filhos. Ela morreu em 2005, após o furacão Katrina. Hoje, ele tem 13 netos e 22 bisnetos.