Forma 'estranha' em nuvens de tempestade provoca debate (e medo) na web
Em meio a uma tempestade intensa na Turquia, perfis das redes sociais se dividiram em torno de uma discussão inusitada: o formato similar a um rosto humano que "estampou" as nuvens no céu de Istambul. Alguns brincaram, outros tiveram medo e houve ainda quem aproveitou para reforçar teorias conspiratórias envolvendo OVNIs.
Mas, entre os palpites de quem seria o 'dono' da silhueta, muitos enxergaram Lord Voldemort, vilão da franquia "Harry Potter", brincando com a possível preocupação dos bruxos do universo ficcional. Outro antagonista que também fez sucesso nas "'apostas" foi o assassino Jason, do terror "Sexta-feira 13", além de figuras como a nuvem de areia do filme "A Múmia" (1999).
Houve ainda quem brincasse que a nuvem é uma divulgação da série "What If...", lançada este ano, com um dos Vigias da história da Marvel estampado.
Na "discussão" sobre o assunto, alguns perfis também mencionaram figuras históricas, como o líder pacifista Gandhi e o inventor Nikola Tesla.
As imagens do suposto rosto estampado na nuvem alcançaram 3,5 milhões de visualizações em apenas um dos compartilhamentos.
Segundo o site Milliyet, um dos maiores da Turquia, a formação inusitada foi registrada no sábado (18), durante uma forte chuva que atingiu vários pontos do país, derrubando árvores e destelhando residências.
Semelhança pode ter explicação
Apesar das postagens bem-humoradas, o fenômeno de enxergar rostos em situações aleatórias tem um nome: pareidolia.
Neurocientistas da Universidade de Sydney concluíram que essas visões acontecem porque o cérebro dos seres humanos não consegue detectá-las como falsas, mas como uma relação com o que já conhecemos. A palavra pareidolia vem do grego "para", que significa "ao lado de" + "eidolon", imagem.
"Sabemos que esses objetos não são rostos de verdade, mas a percepção de um rosto perdura", explica o professor David Alais, autor principal do estudo publicado em julho no periódico científico Proceedings of the Royal Society B.
Além de visualizar rostos em lugares inusitados, também somos capazes de associá-los a expressões emocionais, de acordo com a pesquisa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.