Topo

Esse conteúdo é antigo

Prêmio de fotografia destaca peixe 'fumante' e cavalo-marinho de máscara

Peixe-lagarto com filtro de cigarro preso à boca está entre fotografias destaque em prêmio  - Reprodução/Instagram/Steven Kovacs
Peixe-lagarto com filtro de cigarro preso à boca está entre fotografias destaque em prêmio Imagem: Reprodução/Instagram/Steven Kovacs

Do UOL, em São Paulo

26/09/2021 15h47Atualizada em 27/09/2021 08h40

Um peixe-lagarto "fumante" e um cavalo-marinho de máscara estão entre as estrelas do "Ocean Photography Awards", que anualmente premia os melhores retratos da vida marinha.

Mas apesar da qualidade dos cliques, o destaque em 2021 ficou por conta das dificuldades enfrentadas pelos animais com a poluição crescente nos oceanos. A imagem do peixe-lagarto com um filtro de cigarro preso à boca foi uma das mais comentadas, com autoria do canadense Steven Kovacs, que fez a foto na costa da Flórida (EUA).

Já o clique de um cavalo-marinho preso a uma máscara de proteção, comum entre seres humanos durante a pandemia de covid-19, também foi elogiado pelo júri, tirado no último ano por Nicholas Samaras, nos arredores de Stratoni, Grécia.

Ambos os trabalhos receberam menções elogiosas na categoria "Conservação", uma das sete do prêmio, que também incluiu uma divisão inédita exclusiva para fotógrafas mulheres.

O prêmio principal, entregue há duas semanas, ficou com a australiana Aimee Jan, que registrou uma tartaruga-verde. A decisão dos jurados foi "unânime" entre "milhares de inscrições" recebidas, relatou o jornal britânico Daily Mail.

Jan contou que estava mergulhando na costa de Ningaloo, um recife de corais no noroeste da Austrália, quando foi avisada por um colega sobre a presença do animal, munida de uma câmera para conseguir eternizar o encontro.

A tartaruga estava pelo menos 10 metros mais ao fundo do que a fotógrafa, que ao descer para achá-la acabou conseguindo o cenário da foto vencedora, com a tartaruga rodeada de pequenos peixes.

O segundo colocado na categoria geral foi o inglês Henley Spiers, que registrou albatrozes, que são aves marinhas, mergulhando na costa da Escócia.

"O Ocean Photography Awards tem uma simples missão: destacar a beleza do oceano e as ameaças que ele enfrenta", declararam os juízes ao anunciar os ganhadores.

Além de conseguir o troféu de prata, outra foto de Spiers também recebeu menções na categoria Conservação, mostrando uma tartaruga-oliva enrolada em uma rede de pesca. O animal estava nadando na região de Baja California Sur, no México.

Para oficializar a premiação, os organizadores abriram uma exposição com as imagens de destaque às margens do rio Tamisa, no Reino Unido, que ficará disponível para visitação até 17 de outubro.