Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de magnitude 4,8 atinge Bali e deixa ao menos 3 mortos

Danos causados por terremoto que atingiu ilha de Bali, na Indonésia - Antara Foto/Fikri Yusuf/via REUTERS
Danos causados por terremoto que atingiu ilha de Bali, na Indonésia Imagem: Antara Foto/Fikri Yusuf/via REUTERS

Do UOL, em São Paulo*

16/10/2021 08h17Atualizada em 16/10/2021 12h51

Um terremoto de magnitude 4,8 atingiu hoje a ilha de Bali, na Indonésia, matando pelo menos três pessoas, disse a agência de busca e resgate do país. Sete ficaram feridas.

O terremoto afetou os distritos de Karangasem e Bangli, localizados no leste da ilha turística, e a busca foi concluída, disse a agência em um comunicado. Porém, as autoridades continuam monitorando a situação.

Um deslizamento de terra desencadeado pelo terremoto matou duas das vítimas, disse a agência. Uma terceira, uma menina de três anos, foi morta pela queda de destroços.

A Agência Americana Geológica (USGS, na sigla em inglês) disse que o terremoto de magnitude 4,8 atingiu Banjar Wangsian a uma profundidade de 10 km.

"Todos os afetados pelo terremoto foram evacuados enquanto os dados sobre os danos ainda estão sendo coletados pela agência de mitigação de desastres de Bali", disse o oficial de busca e resgate Gede Darmada em comunicado.

Os serviços de resgate evacuaram as pessoas através de um lago, pois a estrada para a comunidade afetada foi cortada por um deslizamento de terra, acrescentou ele.

Não houve danos significativos em outras partes de Bali, enquanto o terremoto foi sentido também na ilha vizinha de Lombok, informou a mídia local.

Reabertura para turistas

Bali reabriu para turistas internacionais na quinta-feira (14), após 18 meses de restrições à pandemia, mas eles só devem começar a chegar no final deste mês.

A Indonésia sofre terremotos com frequência, por estar situada no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo sudeste asiático e a bacia do Pacífico até a América do Sul.

Em janeiro, mais de cem pessoas morreram e milhares ficaram sem casa por causa de um terremoto de magnitude 6,2 na ilha de Sulawesi. Há três anos, mais de 4.300 pessoas morreram ou desapareceram após tremores de magnitude 7,5 em Palu.

*Com informações das agência AFP e Reuters.