Remador dá de cara com peixe-lua enorme e pede recorde: 'Maior que eu'
Um peixe gigante pode estar próximo de quebrar um recorde mundial. O espécime foi encontrada por Rich German e Matt Wheaton, que estavam praticando remo quando encontraram um enorme peixe-lua em Laguna Beach, no estado norte-americano da Califórnia.
"Meu amigo Matt e eu estávamos remando e nos deparamos com ele... Foi difícil não perceber! Tinha de dois a três metros de comprimento, muito maior do que eu", disse German ao Daily Star.
O remador ainda afirmou que estranhou a aparência do peixe ao encontrá-lo no oceano. "É difícil comparar um peixe-lua com outras criaturas porque eles têm uma aparência muito bizarra - eles se parecem com um tubarão mutilado que foi mordido ao meio. Eu vi muitos ao longo dos anos, mas este foi definitivamente o maior."
De acordo com o Guinness World Records, conhecido como O Livro dos Recordes, o maior peixe ósseo do mundo foi outro peixe-lua pescado em 1996 ao largo de Kamogawa, no Japão. Ele pesava 2,3 toneladas e media 2,4 metros de comprimento.
O peixe encontrado por German, no entanto, não foi medido no momento, mas eles acreditam que possa ser maior do que o já encontrado.
"A prancha de Matt tem cerca de 4,2 metros de comprimento e se você olhar as fotos, pode ver o quão grande ele parece", disse o remador.
German fundou o Project O, uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação dos oceanos. "Tenho remado aqui em Laguna Beach praticamente todos os dias nos últimos 12 anos e já tive mais de dois mil encontros com golfinhos e baleias. Esta foi mais uma prova de que você nunca sabe o que verá no oceano!", finaliza.
Casos semelhantes
Um outro caso de peixe-lua chamou atenção em outubro deste ano na Espanha. O animal capturado pesava 2 toneladas e tinha 3,2 metros de comprimento. Ele foi fisgado por pescadores e retornou ao mar.
No Brasil, também já houve registros de peixe-lua. Um espécime foi achado por surfistas em março deste ano e chamou a pela praia da Leste-Oeste, em Fortaleza. Ele apareceu após a maré baixar e se destacou pela sua anatomia diferente de outras espécies marítimas. Ele acabou morrendo na areia da praia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.