Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra avião batendo asa na pista em voo rasante; assista

Os pilotos do avião cargueiro Antonov AN-26 perderam o controle da aeronave durante um rasante a poucos metros do solo - Reprodução/Twitter
Os pilotos do avião cargueiro Antonov AN-26 perderam o controle da aeronave durante um rasante a poucos metros do solo Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Santos

20/12/2021 15h40Atualizada em 20/12/2021 15h40

Um avião cargueiro perdeu o controle quando sobrevoava o aeroporto de Mitú, em Vaupés, na Colômbia. Em um voo rasante, a aeronave atingiu o solo com a ponta da asa direita, que ficou parcialmente destruída. Ninguém se feriu no acidente, que foi captado em vídeo por câmeras de segurança, no sábado (18).

Construído em 1980, na era soviética, o avião cargueiro é um Antonov AN-26, registrado sob a matrícula HK-4730, operado pela companhia aérea colombiana AerCaribe. Segundo a LAAHS (Sociedade Histórica da Aviação Latino-americana), a aeronave, um bimotor turboélice, envolveu-se no acidente no momento em que fazia um voo em alta velocidade e baixa altitude sobre a pista do aeroporto.

Ainda não há informações oficiais por parte de autoridades ou da companhia aérea sobre o caso deste sábado. Apesar disso, há rumores de que os pilotos foram surpreendidos por uma mudança repentina do ângulo das asas, que os fez perder o controle da aeronave por alguns instantes.

Um vídeo de 2019 mostra outro avião da mesma companhia, com uma pintura anterior à atual, fazendo uma decolagem no mesmo aeroporto, o que leva a crer que a utilização de aeronaves da AerCaribe para exibições a baixa altura em Mitú não parecem ser uma situação isolada.

Em um vídeo mais recente, divulgado pela própria AerCaribe de agosto de 2020 para divulgar suas operações, a aeronave HK-4729 é vista já com a pintura mais recente. A empresa descreve a aeronave como "construída para decolar e pousar em qualquer tipo de pista, o que nos permite transportar todo tipo de carga até os pontos mais remotos da região".

"Atualmente, nossos Antonov AN26 e AN32 operam no sul do território colombiano em destinos como San José del Guaviare, Araracuara, La Chorrera, Mitú e Miraflores. Da mesma forma, no Peru operamos com esses aviões de Lima para destinos como Cuzco, Malvinas, Pucallpa, entre outros", explica a empresa na descrição do vídeo.

Em outubro de 2020, um Antonov AN-32, também construído durante o regime soviético, saiu da pista de um aeroporto no Peru durante um pouso forçado e acabou pegando fogo. Segundo o portal Aviacionline, o turboélice da AerCaribe saiu de Lima para Iquitos, onde teve que fazer o pouso forçado.

Quatro pessoas ficaram feridas, e foram transferidas para uma clínica local. As causas do acidente não foram reveladas à época.