Topo

Esse conteúdo é antigo

Porta-voz do governo russo diz que Putin não ouviu pronunciamento de Biden

O presidente russo, Vladimir Putin, assina decreto reconhecendo duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia como independentes - Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, assina decreto reconhecendo duas regiões separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia como independentes Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/02/2022 18h53

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não assistiu ao pronunciamento do presidente dos EUA, Joe Biden, na tarde de hoje. Segundo um porta-voz do governo russo, o líder do país estava em uma "reunião de trabalho" naquele momento.

"Não. Nós não. O presidente está tendo uma reunião de trabalho", disse o secretário de imprensa do governo russo, Dmitry Peskov, à agência russa RIA Novosti.

Hoje, Biden anunciou, durante um discurso transmitido ao vivo, o "primeiro pacote" de sanções à Rússia: veto a bancos e oligarcas do país. "Nenhum de nós será enganado", disse o democrata.

A manifestação ocorre após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer dois territórios separatistas da Ucrânia, a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk.

"Vou começar impondo sanções em resposta, muito além das medidas que nós e nossos aliados e parceiros fizemos em 2014. E se a Rússia continuar com essa invasão, nós iremos além, com mais sanções", garantiu Biden.

"Conforme a Rússia contempla o próximo movimento, nós também nos preparamos. A Rússia pagará um preço alto se continuar sua agressão, incluindo sanções adicionais"
Presidente dos EUA, Joe Biden

As sanções iniciais serão aplicadas contra instituições e cidadãos russos, incluindo oligarcas e seus familiares, porque "eles compartilham os ganhos corruptos das políticas do Kremlin e devem compartilhar a dor também".

"Estamos implementando sanções sobre a dívida soberana russa, e interrompendo o financiamento ocidental ao governo da Rússia. Eles não podem mais levantar dinheiro e não podem mais negociar suas novas dívidas em nossos mercados", explicou.

Biden avaliou a decisão de Putin como uma "violação flagrante das leis internacionais" que "exige uma resposta firme da comunidade internacional". Para ele, as afirmações do presidente russo querem dizer que a Rússia "tem um pedaço da Ucrânia", e o russo tenta "ter à força" parte do território ucraniano.

O democrata também confirmou que os EUA fizeram parte da decisão da Alemanha de suspender o acordo para a implementação do gasoduto russo Nord Stream 2. A estrutura passa pelo território alemão até Berlim e dobraria o fornecimento de gás para a Europa.

Para o presidente dos EUA, a "invasão" russa da Ucrânia está "começando". No entanto, ele deixou claro que "ainda há tempo" para a diplomacia e evitar o início de uma guerra: "Não há dúvida de que a Rússia é o agressor, então estamos atentos aos desafios que enfrentamos".