Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Conta oficial da Ucrânia posta caricatura de Hitler dando aprovação a Putin

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 08h07Atualizada em 24/02/2022 14h16

A conta oficial da Ucrânia no Twitter postou hoje uma caricatura representando o líder nazista Adolf Hitler e o presidente russo, Vladimir Putin, horas após ele ordenar um ataque contra a Ucrânia.

Na imagem, Hitler aparece sorridente e bem maior que o líder russo e coloca a mão no rosto dele, num sinal aparente de aprovação.

"Isso não é um meme, mas a nossa e a sua realidade agora", escreveu a conta sobre a caricatura.

  • Veja as últimas informações sobre ataque russo à Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:

A comparação entre Hitler e Putin tem sido um tema frequente nos protestos ucranianos no período que antecedeu a invasão russa.

Também em sua conta oficial no Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comparou a maneira como a Rússia atacou seu país com a Alemanha nazista nos anos da 2ª Guerra Mundial.

"A Rússia atacou traiçoeiramente nosso estado pela manhã, como a Alemanha nazista fez nos anos #2WW. A partir de hoje, nossos países estão em lados diferentes da história mundial. A Rússia embarcou em um caminho do mal, mas a Ucrânia está se defendendo e não desistirá de sua liberdade, não importa o que Moscou pense", escreveu o líder.

A Rússia iniciou na madrugada de hoje (no horário de Brasília) uma operação militar de invasão da Ucrânia. Após o início das mobilizações russas, houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas, além de mobilizações de tanques. As ofensivas da Rússia fizeram as sirenes de emergência dispararem na Ucrânia e o presidente Volodymyr Zelensky adotar lei marcial no país.

Os ataques começaram após o presidente russo ter dado sinal verde àquilo que definiu como "operação militar especial" da Rússia no leste da Ucrânia e mandar recado para aqueles que tentarem intervir. O anúncio foi feito por Putin, na noite de ontem, durante um pronunciamento transmitido em cadeia nacional.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje em um discurso à nação o rompimento das relações diplomáticas com Moscou, no primeiro dia da invasão de seu país pelas Forças Armadas russas.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

"Rompemos os laços diplomáticos com a Rússia", declarou, embora as relações tenham continuado mesmo depois que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.

A adoção da lei marcial consiste em uma medida que altera as regras de funcionamento de um país, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor leis militares.

A Rússia tem mais de 150 mil soldados, tanques e mísseis posicionados ao longo da fronteira ucraniana. O regime de Vladimir Putin —que, inicialmente, negou a intenção de invasão e acusou americanos de "histeria"— reclama de uma eventual adesão de Kiev à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar criada para fazer frente à extinta União Soviética.

Para Putin, a Otan é uma ameaça à segurança da Rússia por sua expansão na região. Por isso, o presidente quer uma declaração formal de que a Ucrânia nunca vai se filiar à aliança.

Em contrapartida, os Estados Unidos e países aliados do Ocidente (como o Reino Unido, França e a Alemanha) ameaçaram o país com "sanções econômicas severas" e "resposta ágil", caso a invasão ocorresse.