Espaço aéreo da Ucrânia fica vazio com o fechamento do país para voos
O espaço aéreo da Ucrânia ficou completamente vazio hoje após o governo ucraniano anunciar o fechamento do país para o recebimento de voos, segundo monitoramento ao vivo feito pela plataforma FlightRadar24.com.
De acordo com o site, aeronaves que precisam passar pela região estão contornando a Ucrânia por corredores ao norte do país. Durante a madrugada de hoje (no horário de Brasília), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou uma operação militar para invadir o país vizinho.
A EASA (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia) disse que o espaço aéreo na Rússia e na Bielorrússia dentro de 100 milhas náuticas de suas fronteiras com a Ucrânia também pode representar riscos de segurança. "Em particular, existe o risco de direcionamento intencional e identificação errônea de aeronaves civis", disse a agência em um boletim.
"A presença e o possível uso de uma ampla gama de sistemas de guerra terrestres e aéreos representam um alto risco para voos civis operando em todas as altitudes e níveis de voo", completa o comunicado.
Próximas à Ucrânia, a Moldávia também fechou hoje seu espaço aéreo e Belarus, uma parte do seu, devido à invasão russa. "O espaço aéreo será fechado a partir das 12h [7hde Brasília]. Os voos serão desviados para outros aeroportos", disse o vice-primeiro-ministro da Moldávia, Andrei Spinu, no Telegram, justificando a medida pela "situação na região".
Por sua vez, o ministério da Defesa de Belarus anunciou o fechamento do seu espaço aéreo sobre a fronteira ucraniana, no sul do país, a partir das 9h GMT (6h de Brasília), para "garantir a utilização segura do espaço aéreo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.