Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Lviv emite alerta de ataque aéreo pela primeira vez desde a Segunda Guerra

Do UOL, em São Paulo*

24/02/2022 12h07Atualizada em 24/02/2022 14h07

A cidade de Lviv, na Ucrânia, ativou pela primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, as sirenes de ataque aéreo. O país está sendo alvo de ataques da Rússia, que desde a madrugada de hoje têm feito ataques bélicos contra o território ucraniano.

O governo da capital, Kiev, também orientou que todos os cidadãos sigam com urgência para um dos abrigos da defesa civil. Os endereços foram compartilhados na página oficial da cidade.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

A ucraniana Maria Toma, ouvida pela CNN, detalhou que a população do país se acostumou com a guerra, mas não na escala em que está acontecendo desde a madrugada. Toma é funcionária da Missão para a Crimeia, ocupada pelos russos no gabinete do presidente ucraniano.

"O que eu gostaria de ver é [o presidente russo Vladimir Putin] em Haia no tribunal", disse Toma à CNN internacional. "Acredito que ele será condenado como criminoso de guerra."

Diante do avanço de ofensivas da Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, cobrou ajuda de países aliados com imposição de sanções concretas, pois as Forças Armadas disseram que quatro foguetes balísticos haviam sido disparados contra o território ucraniano a partir do território de Belarus.

Na cidade ucraniana de Mariupol, no leste do país, o conselho da cidade disse que os bombardeios haviam atingido uma área residencial e que o número de vítimas estava sendo apurado.

Congestionamentos

Moradores de Kiev, capital ucraniana, enfrentam longas filas de carros em estradas e postos de gasolina. A movimentação intensa passou a acontecer horas após Putin anunciar o ataque bélico. No início da manhã, houve relatos sobre o fluxo de veículos nas fronteiras ucranianas com a Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia.

No momento, a Ucrânia fechou seu espaço aéreo à aviação civil. O ministério de Infraestrutura avalia que há um "alto risco para a segurança" e por esse motivo, a interrupção do tráfego civil também será interrompido pouco após a meia-noite.

Voos foram cancelados no aeroporto da cidade russa de Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia. Países vizinhos também fecharam o seu espaço aéreo.

A União Europeia já se posicionou afirmando que apoiará os estados vizinhos à Ucrânia para que seja fornecida ajuda humanitária o "mais rápido possível", segundo informações da CNN internacional.

ONU intensifica operações na Ucrânia e em países vizinhos

A agência de refugiados das Nações Unidas está intensificando as operações humanitárias na Ucrânia e em países vizinhos. A medida foi adotada após cidadãos ucranianos começarem a fugir do país.

O comissário da ONU, Fillippo Grandi, disse que a organização está "seriamente preocupada com a rápida deterioração" do cenário entre a Rússia e a Ucrânia. Grandi também lamentou pela ação militar em andamento, ordenado por Putin contra o território ucraniano.

"Também estamos trabalhando com governos de países vizinhos, pedindo que mantenham as fronteiras abertas para aqueles que buscam segurança e proteção", disse à CNN.

* Com informações da Reuters

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que publicamos anteriormente no título da matéria, a cidade que emitiu o alerta de ataque aéreo pela primeira vez desde a Segunda Guerra é Lviv, e não Kiev. O erro de informação já foi corrigido.