Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Manobras dos EUA levaram à guerra Rússia-Ucrânia, diz analista em Moscou

Manifestantes protestam em apoio à Ucrânia, na Times Square, Nova York - KENA BETANCUR / AFP
Manifestantes protestam em apoio à Ucrânia, na Times Square, Nova York Imagem: KENA BETANCUR / AFP

Cesar Calejon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2022 04h00

Ações dos Estados Unidos, por meio das chamadas "guerras híbridas", e a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste Europeu catalisaram o conflito Rússia-Ucrânia, segundo afirma Andrew Korybko, analista político norte-americano.

Em entrevista ao UOL diretamente de Moscou, ele compara o que vê como ingerência indireta dos EUA na Ucrânia com os protestos ocorridos no Brasil a partir de 2013, que culminaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

"O Brasil e a Ucrânia foram ambos vitimados pelas guerras híbridas dirigidas pelos Estados Unidos com o objetivo de fortalecer a hegemonia unipolar norte-americana", diz Korybko.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:

O que são guerras híbridas?

Segundo o analista, o conceito de guerra híbrida é uma combinação de "revoluções coloridas" —que são incitações populares, na linha do que aconteceu no Brasil a partir de 2013 e na Primavera Árabe— e guerras não convencionais, como ataques cibernéticos, contendas judiciais e retaliações econômicas, para substituir governos que não estejam alinhados aos interesses dos EUA.

Sem citar nominalmente o efeito da Operação Lava Jato, Korybko afirma que, no Brasil, "a guerra [híbrida] se concentrou, principalmente, no chamado 'lawfare', ou na manipulação de instrumentos legais, a fim de remover seu governo multipolar democraticamente eleito e legítimo".

Já na Ucrânia, diz o analista, a estratégia foi organizada com base no que chama de "terrorismo urbano de extrema-direita", conhecido hoje como a Revolução Colorida EuroMaidan.

Autor do livro "Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes", Korybko diz que manobras dos EUA na Ucrânia levaram "essas forças de extrema-direita ao poder, as quais ameaçaram a minoria russa indígena [povos originários que habitam a região de Donbass] devido à ideologia fascista das novas autoridades, que glorificam aqueles que colaboraram com a Alemanha nazista".

"Isso levou os residentes da Crimeia a se reunirem democraticamente com a Rússia e as repúblicas do Donbass a declararem sua independência", diz ele, que manifestou nas redes sociais apoio ao governo russo.

Em paralelo, o governo ucraniano se recusou a implementar os acordos de Minsk, apoiados pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

'Conflitos por procuração'

Korybko —que é jornalista baseado em Moscou e escreve para diversos veículos de imprensa internacionais, como o russo Sputnik, o chinês CGTN e o italiano L'Antidiplomatico— afirma que as mídias sociais são as novas armas de ataque cirúrgico.

Os Estados Unidos vêm usando esses métodos para derrubar governos em todo o mundo. Segundo o padrão que foi usado na Síria e na Ucrânia, a guerra indireta é marcada por manifestantes e insurgentes, e as quintas colunas são compostas menos por agentes secretos e sabotadores ocultos e mais por protagonistas desvinculados do estado, que se comportam, publicamente, como civis."
Andrew Korybko, analista político

Para o analista, em vez de estabelecer um confronto direto, os EUA estabelecem uma espécie de "conflito por procuração", promovido na vizinhança dos alvos para desestabilizá-los.

"As tradicionais ocupações militares dão lugar a golpes e operações indiretas para as trocas de regimes, que são muito mais econômicas e menos sensíveis do ponto de vista político", defende.

Korybko aponta que isso ocorreu em 2014, na Ucrânia, e no Ocidente foi chamado de Revolução Ucraniana ou Revolução da Dignidade. Assim como as Jornadas de Junho de 2013 levaram à eleição de Jair Bolsonaro, as agitações na Ucrânia conduziram Volodymyr Zelensky à presidência.

Otan na Ucrânia

O presidente russo Vladimir Putin iniciou ontem o que classificou como uma "operação militar especial" na Ucrânia, com o objetivo de, segundo ele, "desnazificar" e "desmilitarizar" o país vizinho.

Nos últimos meses, Putin também citou suposta ameaça à Rússia em razão da expansão da Otan —a aliança militar liderada pelos EUA— na Ucrânia. "Esses movimentos visam, essencialmente, neutralizar as capacidades russas de contra-ataque nuclear e, assim, colocar a Rússia em uma posição perpétua de chantagem nuclear frente aos EUA", analisa Korybko.

O presidente russo ainda mencionou a crise humanitária nas repúblicas de Donbass, que reconheceu como independentes no início da semana, como justificativa para autorizar a operação.

"Na Rússia, o sentimento geral é que as pessoas estão aliviadas por Putin não apenas ter finalmente tomado medidas decisivas para evitar uma catástrofe humanitária ainda pior, que já provocou um êxodo de refugiados em larga escala para a Rússia, mas por ele enfrentar a ameaça existencial que os planos dos EUA e da Otan na Ucrânia representam para a Rússia."

Ainda segundo Korybko, a retirada dos EUA de pactos de controle de armas, como o Tratado de Mísseis Antibalísticos, o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário e o Tratado de Céus Abertos, contribuiu para desestabilizar a arquitetura de segurança europeia.

"Além disso, a implantação dos chamados sistemas antimísseis e armas de ataque mais perto das fronteiras da Rússia ao longo desse tempo mudou o status quo militar continental inicialmente acordado por Moscou e o Ocidente, no Ato de Fundação Otan-Rússia de 1997."

O analista político acrescenta que foi por essas razões que a Rússia publicou pedidos de garantia de segurança no final de dezembro para interromper a expansão da Otan para o leste, a remoção de armas de ataque das fronteiras da Rússia e um retorno ao ato fundador da aliança militar.