Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia tomou aeroporto militar e usina de Chernobyl, informa Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 15h48Atualizada em 24/02/2022 19h08

A Ucrânia perdeu para a Rússia o controle de um aeroporto militar nos arredores da capital Kiev e a usina nuclear de Chernobyl, informou o ministro-adjunto do interior Anton Geraschenko.

De acordo com a autoridade, a base de Gostomel agora está nas mãos dos militares russos poucas horas depois do início dos conflitos no local.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Mais cedo, vídeos publicados nas redes sociais mostravam helicópteros russos disparando mísseis contra a instalação. Segundo guardas da fronteira ucraniana, três dessas naves teriam sido derrubadas, mas não foi o suficiente para conter as tropas adversárias.

Alexander Kovtonenko, um civil de 30 anos que mora perto do local, disse que dois aviões de guerra dispararam mísseis contra as tropas ucranianas. "Depois houve tiros. Durou três horas", contou à agência AFP. "Mais tarde, mais três aviões chegaram e o tiroteio recomeçou", acrescentou.

O aeroporto de Gostomel, próximo ao aeroporto de Antonov, está localizado ao norte de Kiev e por enquanto é o local mais próximo da capital que as forças russas chegaram desde o início da invasão.

A Rússia começou o ataque ao país vizinho na manhã de hoje (madrugada no horário de Brasília), e ao menos 67 pessoas já foram mortas, entre civis e militares, de acordo com autoridades da Ucrânia.

Acompanhe a cobertura completa do conflito na Ucrânia no UOL News:

Usina de Chernobyl

A usina nuclear de Chernobyl também foi capturada pelos militares da Rússia, de acordo com um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

"É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos", disse. "Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora".

Na tarde de hoje, veículos militares russos foram avistados no local, de acordo com vídeos publicados em redes sociais.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também denunciou a intenção dos militares russos, após a informação de que tropas russas vindas de Belarus entraram numa área próxima à antiga usina.

Segundo Zelenskiy, as forças ucranianas travam um combate para evitar que tropas da Rússia capturem Chernobyl, que está localizada a 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

Autoridades da Ucrânia relatam combates perto do depósito de resíduos nucleares da central de Chernobyl.

Na madrugada de hoje, Vladimir Putin autorizou a invasão contra a Ucrânia. Há ataques por terra, ar e mar em todo o país. Partes da região ucraniana de Kherson, no sul do país, não estão mais sob controle de Kiev, admitiu a administração regional.

"As forças de ocupação russas estão tentando capturar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita", escreveu Zelensky. "Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa".

*Com AFP