Rússia x Ucrânia: Greta Thunberg protesta em embaixada russa contra guerra
A ativista sueca Greta Thunberg protestou, na tarde de hoje, contra o conflito envolvendo a Rússia e a Ucrânia. A jovem de 19 anos reuniu um grupo de pessoas em frente à embaixada russa na Suécia para se mostrar contra as ações russas no leste europeu.
Greta e os demais manifestantes seguravam cartazes com as cores da bandeira ucraniana, onde se podia ler "Stand with Ukraine" (fique com a Ucrânia).
A ativista também compartilhou em suas redes sociais fotos de protestos que aconteceram na frente do Parlamento da Suécia, em Estocolmo, com o mesmo pedido.
2 dias de conflitos
O segundo dia de confronto entre a Rússia e Ucrânia foi marcado pela chegada dos militares comandados pelo presidente Vladimir Putin a Kiev, capital ucraniana. De acordo com o prefeito local, Vitaliy Klychko, pelo menos cinco explosões foram registradas na cidade durante a noite.
Por causa do cerco à capital do país, Putin pede a rendição da Ucrânia, falando em negociação dos termos para o fim do conflito. O movimento dos militares russos está sendo acompanhado por aliados do país invadido.
Ontem, a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. O ataque aconteceu por terra, mar e ar, relataram veículos de imprensa internacionais e o governo ucraniano. Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças.
Após invadir a capital, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o acesso para Kiev ao oeste da Ucrânia foi bloqueado. As entradas de Chernihiv, uma cidade localizada no norte da Ucrânia, também foram bloqueadas por militares.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o major-general Igor Konashenkov afirmou que as tropas russas também estão controlando o aeródromo estratégico de Gostomel, nos arredores da capital Kiev. Paraquedistas desembarcaram no local.
Explosões em Kiev marcaram o início do segundo dia de invasão russa. Por volta das 23h30 (horário de Brasília) de ontem, duas explosões foram ouvidas no centro de Kiev por repórteres da rede de TV americana CNN.
Na madrugada, um foguete disparado pela Rússia atingiu um prédio de Kiev, deixando três feridos. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusa a Rússia de atacar áreas residenciais de Kiev. As autoridades russas negam e dizem estar tomando todas as medidas para evitar baixas entre a população civil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.