Tanque atropela carro civil durante conflito na Ucrânia
Imagens que circulam na imprensa internacional mostram um tanque atropelando o carro de um civil na Ucrânia. O país está sob ataque da Rússia desde quinta (24), quando o presidente russo, Vladimir Putin, deu sinal verde para o que chamou de "operação militar especial" contra a Ucrânia, ocupando o país vizinho e cercando sua capital.
Na cena, é possível ouvir sons de tiros e, em seguida, o tanque acelera pela avenida, passando por cima de um carro. Em outra imagem, civis aparecem tentando ajudar a resgatar uma pessoa presa nas ferragens do veículo.
Inicialmente, diversos veículos de imprensa estrangeiros noticiaram o atropelamento como se tivesse sido feito por um tanque russo. No entanto, investigações posteriores mostraram que os elementos disponíveis não permitem afirmar qual é a procedência do veículo.
Checagem feita pelo Observers, do veículo France24, encontrou indicações de que o tanque seria do Exército ucraniano, do modelo Strela-10, que dispara mísseis antiaéreos. O tanque não tem a letra Z que tem caracterizado veículos russos. Havia um confronto direto na região, e é possível que o tanque tenha atropelado o carro ao tentar desviar do fogo cruzado, noticiou o canal francês TF1.
Dois especialistas ouvidos pelo jornal americano USA Today também identificaram o tanque como sendo do modelo Strela-10, mas disseram também que este veículo militar é usado tanto pela Ucrânia, quanto pela Rússia.
Na manhã de sexta (25), as tropas russas chegaram até Kiev, capital da Ucrânia, e combates violentos contra a população foram registrados. No distrito de Obolon, zona norte da cidade, os civis foram em busca de refúgio. Tiros e explosões foram ouvidos no centro da capital, onde os moradores passaram a noite sob toque de recolher e entre o barulho das bombas.
O ministério da Defesa pediu aos civis da área que peguem em armas. "Pedimos aos cidadãos que nos informem a movimentação dos inimigos, preparem coquetéis molotov e neutralizem o ocupante", afirma um comunicado.
As tropas russas intensificaram nas últimas horas a ofensiva contra a capital, onde, segundo as autoridades, vários mísseis caíram durante a madrugada. Por outro lado, as tropas ucranianas indicaram que lutam contra unidades blindadas russas em duas cidades, Dymer e Ivankiv, localizadas a 45 e 80 quilômetros ao norte de Kiev.
O presidente russo, Vladimir Putin, tenta aparentemente derrubar o governo ucraniano. Fontes dos serviços de inteligência dos países ocidentais temem que as tropas russas consigam assumir o controle da capital Kiev nas próximas horas ou dias.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.