Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucraniana encara soldado russo e o 'presenteia' com sementes: 'Invasor'

Colaboração para o UOL

25/02/2022 12h07

A cidade portuária de Henichesk, um dos locais ocupados pela Rússia durante a invasão à Ucrânia, foi palco de uma cena de confronto verbal entre uma cidadã ucraniana e um soldado russo armado. Em um vídeo que viralizou, a mulher se aproxima do militar e faz questionamentos antes de dizer para o invasor colocar sementes de girassol no bolso para que elas floresçam depois que ele morrer.

"Vocês, ocupantes, vocês são fascistas. Que merda vocês estão fazendo na nossa terra com essas armas?", diz a mulher, não identificada, confrontando o soldado. "Pegue sementes e coloque-as no seu bolso, pois assim pelo menos os girassóis brotarão em solo ucraniano após sua morte".

Ao ouvir as palavras, o militar afirma que "a discussão não vai levar a lugar nenhum" e pede que a situação não seja levada adiante. Ainda nervosa, a ucraniana responde: "Que situação? Coloque as sementes de girassol nos seus bolsos, por favor. Você vai se deitar aqui com elas. Você veio para minha terra, você entende? Vocês são invasores, vocês são inimigos".

O soldado repete a afirmação de não levar a situação adiante, enquanto a mulher continua o confronto, dizendo que os militares russos "estão amaldiçoados" e chamando-os de "pedaços de merda".

O ataque militar iniciado pela Rússia na quinta-feira (24), como resposta a aproximação da Otan à Ucrânia, causou centenas de mortes. Enquanto isso, de acordo com a agência de refugiados da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 100 mil pessoas já se deslocaram para tentar fugir da violência. A ONU projeta que esse número pode chegar a 4 milhões.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto inicial, o ataque russo começou na quinta-feira, e não na quarta. O conteúdo foi corrigido.