Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prédio residencial em Kiev tem andares destruídos por míssil; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2022 06h43Atualizada em 26/02/2022 10h33

Um prédio residencial no centro de Kiev, capital da Ucrânia, foi atingido por um míssil na manhã deste sábado (26, no horário local), no terceiro dia de ataques da Rússia ao país vizinho. Vídeos publicados em redes sociais mostram o momento em que a construção é atingida e a destruição no local.

Ainda não há informações oficiais sobre mortos ou feridos. Segundo a agência Reuters, que conversou com uma fonte do governo, o ataque não causou óbitos. Equipes de emergência estiveram no local para ajudar na evacuação de moradores.

Autoridades russas confirmaram ter lançado os projéteis, mas disseram ter como alvo apenas estruturas militares ucranianas, de acordo com a emissora norte-americana CNN.

"[Presidente da Rússia, Vladimir] Putin está lançando mísseis contra um prédio residencial em Kiev. Putin é um criminoso de guerra. Mantenha-se firme, Ucrânia", publicou um usuário do Twitter, junto a um vídeo do momento do ataque.

Uma segunda gravação, também compartilhada no Twitter, mostra a destruição causada pelo míssil. "Claros danos estruturais aos arranha-céus no centro de Kiev após mísseis russos atingirem o prédio", escreveu outro perfil.

O perfil oficial do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia publicou uma foto comparando o ataque aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova York, nos Estados Unidos. "Parem a Rússia", escreveu.

Rússia confirma ataque

O ministro da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, confirmou ter lançado mísseis contra alvos na Ucrânia. Segundo o major-general, porém, o objetivo era atingir estruturas militares da Ucrânia, não causar danos a prédios residenciais.

"Durante a noite, as Forças Armadas da Rússia fizeram um ataque com armas de precisão de longo alcance, usando mísseis de cruzeiro lançados pelo ar, contra estruturas militares da Ucrânia", disse Konashenkov em vídeo, traduzido pela CNN.

"Reforço mais uma vez que o ataque foi direcionado apenas às estruturas militares das Forças Armadas da Ucrânia, sem intenção de atingir prédios residenciais ou públicos."

Ainda de acordo com o ministro, as forças russas já destruíram 821 estruturas militares da Ucrânia desde o início da invasão.

Ministro quer 'isolar' Rússia

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, repudiou os novos ataques russos à capital Kiev. Ele pediu que o mundo "isole completamente" a Rússia para parar os "criminosos de guerra".

"Kiev, nossa linda e pacata capital, passou outra noite sob os ataques das forças e dos mísseis russos. Um deles atingiu um prédio residencial em Kiev. Peço que o mundo isole completamente a Rússia. Expulsem embaixadores. [Adotem] Embargo contra o petróleo [russo]. Destruam a economia russa. Parem os criminosos de guerra da Rússia!", escreveu Kuleba.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL