Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prefeito diz que russos assumiram o controle de cidade no sul da Ucrânia

Oleksandr Svidlo, prefeito interino da cidade de Berdyansk, na costa sul da Ucrânia, afirmou que as forças da Rússia assumiram o controle da cidade - Reprodução/Facebook
Oleksandr Svidlo, prefeito interino da cidade de Berdyansk, na costa sul da Ucrânia, afirmou que as forças da Rússia assumiram o controle da cidade Imagem: Reprodução/Facebook

Beatriz Gomes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/02/2022 18h50Atualizada em 27/02/2022 19h17

Oleksandr Svidlo, prefeito interino da cidade de Berdyansk, na costa sul da Ucrânia, afirmou neste domingo (27) que as forças da Rússia assumiram o controle da cidade após entrarem no território, informou a CNN Internacional.

Berdyansk fica a cerca de 715 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia, e conta com uma pequena base naval e uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Em texto divulgado em sua página no Facebook, o prefeito interino escreveu: "Algumas horas atrás, você e eu testemunhamos como equipamentos militares pesados e soldados armados entraram na cidade e começaram a avançar por nossa cidade natal, tentei informar todos os moradores da cidade para que vocês tenham a oportunidade de se esconder em abrigos".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo Svidlo, soldados russos armados entraram no prédio do comitê executivo e afirmaram fazer parte das tropas russas.

"Nos informaram que todos os prédios administrativos estavam sob seu controle e que estavam assumindo o controle do prédio do comitê executivo", explicou.

Após a invasão, de acordo com Svidlo, os funcionários do local foram indicados a continuar o trabalho, "mas sob o controle de homens armados". "Considero esta proposta inaceitável, então nós, como todos os membros do quartel-general operacional, deixamos o prédio do comitê executivo", afirmou.

O prefeito ainda declarou que a cidade "estava na linha de fogo".

"Não sei como será amanhã, mas acho que esta noite será muito, muito difícil."

Situação da cidade

Svidlo fez outra postagem na rede social e afirmou que informações da prefeitura apontam que uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após a tomada da cidade pelos russos.

Minhas sinceras condolências à família e amigos. Alguns dias atrás, ninguém poderia imaginar que essa escuridão chegaria à nossa cidade pacífica! Mas a realidade é o que é!
Oleksandr Svidlo, prefeito interino da cidade de Berdyansk, em postagem no Facebook

O prefeito também explicou que a "infraestrutura da cidade está operando de forma estável" e funcionários dos setores de eletricidade, água, gás e aquecimento trabalham para que o local siga com os serviços funcionando normalmente. Ele completou falando que as luzes das ruas foram desligadas automaticamente em razão do alarme de ataque aéreo ter sido acionado.

A decisão para o funcionamento do transporte público e da limpeza da cidade será tomada amanhã, explicou o prefeito, completando que a ação "depende de como será esta noite".

"Agora há silêncio em todos os bairros. Mas há muito equipamento militar nas ruas de nossa cidade pacífica, pessoas armadas e devemos estar prontos para qualquer desenvolvimento. Peço que não saíam dos abrigos até o amanhecer, pelo menos! Proteja você e seus entes queridos! Deus abençoe a todos nós!", finalizou o político.

Guerra com a Rússia já deixou ao menos 352 civis mortos, diz Ucrânia

A Ucrânia informou no domingo (27) que ao menos 352 civis, sendo 14 crianças, foram mortos desde a invasão da Rússia no território, na última quinta-feira (24). Segundo a CNN Internacional, a agência de notícias Reuters e o canal de televisão Sky News, as informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e Ministério do Interior ucranianos.

O ministério ainda registrou que pelo menos 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas nos quatro dias de ataque russo.