Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA expulsam 12 da missão diplomática da Rússia na ONU por espionagem

Embaixador da Rússia, Vassily Nebenzia, participou de coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28) na ONU - Michael M. Santiago/AFP
Embaixador da Rússia, Vassily Nebenzia, participou de coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28) na ONU Imagem: Michael M. Santiago/AFP

Do UOL, em São Paulo*

28/02/2022 19h15Atualizada em 28/02/2022 23h06

Doze membros da missão diplomática da Rússia na ONU (Organização das Nações Unidas) receberam ordens para deixarem os Estados Unidos até 7 de março.

O país da América do Norte anunciou hoje a expulsão "por espionagem", uma medida denunciada por Moscou como "uma ação hostil", em meio à crise aberta entre as potências devido à guerra na Ucrânia.

O embaixador da Rússia, Vassily Nebenzia, chamou a decisão dos EUA de "violação grosseira", durante uma coletiva de imprensa na ONU.

"Eles acabaram de visitar a Missão Russa e nos deram uma nota nos prescrevendo para fazer o que eles exigem", disse Nebenzia aos jornalistas.

Segundo o jornal New York Times, o país chefiado por Joe Biden afirmou que os diplomatas russos eram uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos e que o grupo não estava envolvido em atividade diplomática.

Nas redes sociais, a porta-voz da Missão dos EUA, Olivia Dalton, disse que os diplomatas russos "abusaram de seus privilégios de residência nos EUA ao se envolverem em atividades de espionagem adversas à nossa segurança nacional".

Durante a coletiva, Nebenzya disse também que "não chamaria de guerra" e, sim, de "operação militar especial" os ataques do país na Ucrânia.

"É uma operação militar especial, não chamaria de guerra, porque guerra é um conflito em larguíssima escala, são hostilidades militares. E, como já dissemos, só atacamos alvos e objetos militares, não estamos atacando nenhuma infraestrutura civil", disse o embaixador.

*Com informações da AFP.