Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Míssil atinge prédio enquanto voluntário gravava vídeo na Ucrânia; assista

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 11h31Atualizada em 02/03/2022 14h40

Um míssil explodiu um prédio na Ucrânia enquanto um voluntário gravava vídeo para comentar sobre as doações destinadas às vítimas do conflito com a Rússia. Nas imagens, é possível ouvir o barulho do artefato se aproximando em alta velocidade, até o momento em que ele atinge o prédio.

A cena aconteceu em fração de segundos, sem haver chance do voluntário deixar o local antes da colisão. O impacto fez com que o homem fosse arremessado no chão. Apesar da queda, a câmera seguiu ligada e registrando o ocorrido.

O voluntário conseguiu sobreviver e sair andando após a explosão. No final do vídeo, ele conversa com outra pessoa que também estava no local e ambos caminham para deixar as redondezas do edifício.

O vídeo desse momento circula na internet e tem sido compartilhado pela imprensa europeia.

O voluntário, que ainda não foi identificado, comentava sobre o dinheiro recebido por doadores e quais seriam os pontos de arrecadação para que novos donativos pudessem ajudar os ucranianos que precisaram deixar suas casas.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia completa uma semana hoje, após o presidente Vladimir Putin anunciar o começo das ofensivas de suas tropas no território ucraniano.

Na madrugada de hoje, bombardeios e ataques foram registrados em uma estação de polícia de Kharkiv, que é a segunda maior cidade da Ucrânia. Após a explosão, paraquedistas da Rússia pousaram na cidade na para tomá-la.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Zhytomyr, localizada a 140 quilômetros de Kiev, também foi alvo de bombardeios nas primeiras horas da madrugada, no horário local. Uma área residencial foi atingida, deixando várias casas destruídas e ao menos quatro pessoas mortas, sendo três adultos e uma criança.

Ucrânia fala em mais de 6 mil russos mortos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky disse que mais de 6 mil soldados da Rússia morreram nos últimos dias durante o conflito bélico que ocorre entre os países. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades russas.

"As mães russas estão perdendo os filhos em um país estrangeiro. Pensem neste número: 6 mil russos mortos em seis dias de guerra. Para quê? Para tomar a Ucrânia? É impossível, estamos na nossa terra nativa", disse ele em um vídeo publicado no canal dele no Telegram.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, declarou que Vladimir Putin tem sido comunicado sobre as vítimas do conflito, mas que apenas o Ministério da Defesa poderia informar esse dado.