Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Equipe de TV britânica é atacada por militares russos; repórter é ferido

Equipe da Sky News foi atacada por militares russos em Kiev, na Ucrânia - Reprodução/Sky News
Equipe da Sky News foi atacada por militares russos em Kiev, na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Sky News

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 21h30

Uma equipe de reportagem da rede de TV britânica Sky News, que fazia a cobertura da invasão da Rússia ao território ucraniano, foi atacada com tiros por supostos paramilitares russos, próximo a Kiev, na última segunda-feira (28). As imagens do ataque, no entanto, só foram divulgadas hoje. O correspondente da emissora ficou ferido no episódio. (Assista ao vídeo abaixo)

Segundo o canal, os cinco profissionais estavam circulando em um veículo, quando foram surpreendidos pelos tiros. Nas imagens, eles aparecem agachados e tentando se proteger, gritando que são jornalistas e pedindo para que os atiradores parassem. Segundos depois, todos conseguem correr e encontrar um abrigo em um depósito.

O cinegrafista Richie Mockler levou dois tiros, que atingiram o colete. Já o correspondente Stuart Ramsay ficou ferido nas costas, mas foi atendido e passa bem. Todos já voltaram para o Reino Unido.

Inicialmente, de acordo com um relato de Ramsay, a equipe pensou se tratar de um posto de controle do exército ucraniano atirando neles, mas depois foram informados que haviam sido alvos de paramilitares russos.

"Nós não sabíamos disso na ocasião, mas, mais tarde, fomos informados pelos ucranianos que estávamos sendo emboscados por um esquadrão de morte russo", relatou Stuart. "Ficamos em choque, sem dúvida. Mas felizes por estarmos vivos. Martin me disse que é um milagre que qualquer um de nós tenha saído vivo, muito menos nós cinco", acrescentou.

Investidas contra Kiev e o sul do país

Nesta sexta-feira (4), ao menos sete pessoas morreram —duas delas, crianças— em um ataque aéreo russo a uma área residencial rural na região de Kiev. Cerca de 12 explosões foram ouvidas no centro da cidade nesta manhã (madrugada no Brasil). As sirenes de ataque aéreo foram acionadas, alertando para a intensificação dos ataques de mísseis vindos da Rússia à capital.

Um prédio residencial foi atacado em Irpin, no subúrbio de Kiev. Em um vídeo do ataque, é possível ver pelo menos cinco disparos atingindo um imóvel. Ainda não há informações de órgãos oficiais da Ucrânia sobre possíveis mortos ou feridos.