Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Prefeito na Ucrânia diz ter negado oferta russa: 'Irpin não está à venda'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2022 08h56Atualizada em 08/03/2022 09h31

O prefeito de Irpin, na Ucrânia, relatou ter recusado o que seria uma oferta de forças da Rússia para uma "entrega total" do controle da cidade, localizada ao noroeste da capital Kiev.

"Estou surpreso que estes monstros ainda não tenham entendido: Irpin não desiste, Irpin não está à venda e Irpin luta!", declarou o prefeito da localidade, Alexandre Markushin, em postagem nas redes sociais

De acordo com Markushin, um número com código de área da região de Moscou, capital da Rússia, entrou em contato com ele oferecendo "a oportunidade de salvar vidas" e "quem sabe até melhorar sua situação financeira".

"Se você estiver interessado na oferta, envie uma resposta. Ela é válida por 24 horas", acrescentava a mensagem enviada por meio de um aplicativo por volta das 18h no horário local (22h em Brasília), segundo captura de tela feita pelo prefeito.

Nas redes sociais, Markushin estabeleceu uma contraoferta ao número desconhecido que o procurou: que, quem deveria sair da cidade eram os russos, e não ele.

"Deixem a comunidade de Irpin dentro de 24 horas e salvem a vida e a saúde de vários milhares de soldados russos que têm em suas casas mães, irmãs, filhas, avós e amadas os esperando", acrescentou.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Situação em Irpin

Atualmente, forças russas tentam ocupar e controlar Irpin. A cidade é vizinha de Kiev, principal alvo dos militares do país eurasiático, e o centro das duas localidades são separados por cerca de 25 km.

Até o último fim de semana, autoridades ucranianas e veículos jornalísticos internacionais relatavam que oito civis haviam morrido na localidade por causa de ataques da Rússia.

Na semana passada, circularam pelas redes sociais imagens de ataques a um prédio residencial localizado na cidade, em vídeos gravados por jornalistas ucranianos.

Em meio dos ataques, o ator ucraniano Pashe Lee, 33, que se juntou ao Exército do país para deter o avanço das forças russas, morreu em combate. No país, ele era conhecido por ter participado da dublagem de filmes de Hollywood.

No momento, civis buscando fugir da cidade estão tendo que atravessar uma prancha estreita de madeira por cima do rio da cidade, já que a ponte de concreto da localidade foi deliberadamente destruída pelas forças ucranianas, de modo a deter o avanço de militares russos.

Autoridades ucranianas estão evacuando civis de Irpin por meio de um corredor humanitário. Até a primeira metade da manhã de hoje (hora local), cerca de 150 pessoas haviam deixado a cidade, segundo o governo do oblast (estado) de Kiev.