Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Bombardeio russo deixa ao menos 9 mortos perto de Mykolaiv, sul da Ucrânia

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

13/03/2022 09h05Atualizada em 13/03/2022 09h50

Um bombardeio russo perto da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, deixou ao menos nove mortos, informou a administração regional neste domingo (13).

"Nove pessoas morreram como resultado do bombardeio desses imbecis", escreveu o governador regional, Vitaly Kim, em mensagem enviada em seu canal no Telegram.

A cidade de Mykolaiv, localizada a cerca de 130 quilômetros a leste de Odessa, está sob forte bombardeio há vários dias. No sábado, os ataques atingiram áreas residenciais, bem como um hospital de oncologia e um hospital de oftalmologia, confirmou um jornalista da AFP.

Mykolaiv está agora deserta e quase todos os comércios estão fechados. Milhares de civis fugiram para Odessa nos últimos dias para escapar da escalada da guerra.

Informações na região apontam que houve fortes bombardeios ao norte da cidade, ao redor da cidade de Bashtanka. Imagens divulgadas no Telegram oficial de Mykolaiv mostraram "a cidade de Bashtanka após os ataques aéreos da Federação Russa, 13 de março".

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A administração regional também declarou que um ataque aéreo russo destruiu uma pequena fábrica, mas não provocou vítimas na ocasião.

"Em Mykolayiv, os moradores dos microdistritos de Pivnichnyi e Matviivka ficaram temporariamente sem abastecimento de água como resultado de falta de energia", comunicou a administração regional.

Rússia ataca área militar perto da Polônia e mata 35, diz Ucrânia

Um ataque aéreo atingiu uma área militar na região de Lviv, a cerca de 25 quilômetros da fronteira da Ucrânia com a Polônia, segundo a administração regional militar de Lviv. Ao menos 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas.

O ponto exato do ataque é uma base de teste militar em Starychi, perto de Lviv. Conhecida como Campo Militar de Yavoriv, foi atingida por mísseis russos, de acordo com o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação do governo ucraniano.

Para o chefe da administração militar regional de Lviv, Maksym Kozytsky, o ataque de hoje é uma confirmação de que não só a Ucrânia, mas toda a Europa estaria sob ataque.

A Polônia é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Além disso, a fronteira da Ucrânia com a Polônia tem sido um ponto de passagem de material bélico para auxiliar a resistência ucraniana.

* Com informações da AFP e RFI