EUA impõem novas sanções contra Rússia e presidente de Belarus
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (15) novas sanções contra o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko e sua esposa, bem como indivíduos e entidades russas, acusando-os de corrupção e violações dos direitos humanos.
O Tesouro disse que essas sanções visam Lukashenko, "chefe de um governo corrupto em Belarus, cuja rede de patrocínio beneficia sua comitiva e seu regime", bem como sua esposa. Além disso, ordenou medidas punitivas contra quatro cidadãos e uma organização russa, segundo um comunicado.
Hoje, o Reino Unido também aplicou mais sanções à Rússia. O governo britânico incluiu mais 350 indivíduos à lista de indivíduos sancionados e impôs tarifas punitivas sobre produtos como vodka.
Entre os oligarcas que estão na nova lista estão o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, o ministro da Defesa Serguei Shoigu e o ex-presidente russo Dmitri Medvedev, bem como o secretário de imprensa de Putin, Dmitry Peskov, e a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Além disso, o Reino Unido proibiu a exportação de bens de luxo.
Ontem, a União Europeia também aprovou um novo pacote de sanções contra a Rússia. A decisão foi tomada durante reunião dos embaixadores dos 27 países-membros do bloco (Coreper), na qual também foi aprovado o pedido à Organização Mundial do Comércio (OMC) de suspender, para a Rússia, a cláusula da "nação mais favorecida" bem como o exame da candidatura da Belarus para integrar a entidade.
*Com AFP e Ansa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.