Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que guerra pode acabar em maio; Rússia não tem previsão

15.mar.22 - Bombeiros tentam controlar fogo em prédio residencial de 15 andares em Sviatoshynskyi, na capital Kiev - Governo da Ucrânia/Divulgação
15.mar.22 - Bombeiros tentam controlar fogo em prédio residencial de 15 andares em Sviatoshynskyi, na capital Kiev Imagem: Governo da Ucrânia/Divulgação

Colaboração para o UOL e do UOL, em São Paulo

15/03/2022 08h07Atualizada em 15/03/2022 11h11

Rússia e Ucrânia divergem sobre a possibilidade de encerrar o conflito, que chegou hoje ao 20º dia. Um funcionário do gabinete da Presidência da Ucrânia estimou que a guerra se encerre em maio, enquanto o Kremlin disse não querer fazer previsões.

Oleksy Arestovich, assessor do chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o conflito pode acabar em dois meses, quando os russos devem ficar sem recursos para atacar

Segundo a agência de notícias Reuters, em um vídeo publicado por vários meios de comunicação ucranianos, Arestovich disse que o momento exato dependeria de quantos recursos o Kremlin estava disposto a comprometer com a campanha.

"Acho que o mais tardar em maio, início de maio, devemos ter um acordo de paz, talvez muito antes, veremos, estou falando das últimas datas possíveis", disse o assessor.

"Estamos em uma bifurcação na estrada agora: ou haverá um acordo de paz muito rapidamente, dentro de uma ou duas semanas, com retirada de tropas e tudo, ou haverá uma tentativa de juntar alguns, digamos, sírios por uma segunda rodada e, quando os triturarmos também, um acordo em meados de abril ou final de abril."

Um cenário "completamente louco" também poderia envolver a Rússia enviando novos recrutas após um mês de treinamento, ainda disse Arestovich.

O assessor ainda avalia que, mesmo após um acordo de paz, pequenos confrontos podem acontecer por um ano.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Já o Kremlin disse que as negociações são um trabalho difícil, e que ainda é muito cedo para fazer previsões.

"O trabalho é difícil e, na situação atual, o próprio fato de que eles estão continuando é provavelmente positivo", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres. "Não queremos fazer previsões. Aguardamos resultados."

Prédios residenciais são atacados em Kiev

A capital da Ucrânia, Kiev, amanheceu nesta terça-feira (15) com bombardeios em prédios. Em um dos ataques, o serviço de emergências da Ucrânia confirmou ao menos duas mortes após um edifício residencial ter sido atingido. A Prefeitura de Kiev —que receberá a visita de líderes europeus hoje— já determinou 35 horas toque de recolher a partir da noite de hoje, terminando na manhã de quinta-feira (17). "Hoje é um momento difícil e perigoso", disse o prefeito da capital, Vitaliy Klitschko.

Os ataques acontecem no 20º dia da invasão russa ao território ucraniano. Hoje, delegações dos dois países pretendem retomar a reunião iniciada ontem, que teve uma "pausa técnica", segundo Mikhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia. Até o momento, não foi anunciada uma previsão de horário. O governo russo diz que é cedo para fazer previsões sobre as negociações.

O governo ucraniano anunciou hoje mais corredores para evacuação de civis. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), uma criança torna-se refugiada a cada segundo na Ucrânia; mais de 3 milhões de pessoas já deixaram o país.

*Com informações da Reuters