Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden diz que Putin é 'ditador assassino' por guerra na Ucrânia

Presidente dos EUA subiu tom contra presidente da Rússia, Vladimir Putin - Nicholas Kamm/AFP
Presidente dos EUA subiu tom contra presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Nicholas Kamm/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 16h11Atualizada em 17/03/2022 16h20

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, subiu o tom contra o presidente da Rússia Vladimir Putin, um dia depois de ter dito que o russo era um "criminoso de guerra" pela invasão à Ucrânia.

Em um evento hoje no Capitólio, Biden disse que Putin é um "ditador assassino" e um "puro bandido". A palavra usada por Biden ("thug") também pode ser traduzida como "matador".

"Agora você tem a Irlanda e a Grã-Bretanha unidas contra um ditador assassino, um puro bandido, que está fazendo uma guerra imoral contra o povo da Ucrânia", disse ele durante uma cerimônia do Dia de São Patrício, feriado irlandês.

Vladimir Putin tem cargo de poder no governo da Rússia desde 1999, após denúncia de Boris Iéltsin. Neste período, ele foi presidente duas vezes de 2000-2008 e de 2012 até a atualidade, e primeiro ministro em duas oportunidades: 1999-2000 e 2008-2012.

Ontem, Biden disse a um repórter na Casa Branca que acredita que Putin é um criminoso de guerra. Essa foi a primeira vez que o presidente dos EUA usou o termo para classificar Putin;

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse mais tarde que Biden estava falando do seu coração, observando que há um processo legal separado para determinar se Putin violou a lei internacional e cometeu crimes de guerra, e que esse processo está em andamento no Departamento de Estado.

Apesar de a análise ainda estar acontecendo, o secretário de Estado, Anthony Blinken, endossou a posição de Biden e disse hoje que os ataques russos contra civis na Ucrânia constituem "crimes de guerra".

"Apontar intencionalmente contra civis é um crime de guerra. Depois de toda a destruição das últimas semanas, é difícil para mim concluir que os russos estão fazendo o contrário", disse Blinken durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que o processo legal para uma acusação formal ainda estava em curso.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a fala de Biden é uma "retórica inaceitável e imperdoável", de acordo com a agência de notícias Tass.