Topo

Esse conteúdo é antigo

Nostradamus prevê guerra terrível para 2023: 'Pessoas mortas pela maldade'

Destroços de prédio residencial em Kharkiv, na Ucrânia - Reuters/Vitalii Hnidyi
Destroços de prédio residencial em Kharkiv, na Ucrânia Imagem: Reuters/Vitalii Hnidyi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2022 15h28Atualizada em 05/03/2023 15h17

A escalada de violência provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia traz preocupações em relação à duração do conflito. O momento reacende uma antiga teoria do famoso filósofo e profeta francês Nostradamus a respeito de uma grande guerra em 2023, depois de ele ter "previsto" uma "ameaça no leste" em 2022. Caso suas previsões estejam certas, o conflito no leste europeu pode estar relacionada a essa previsão.

Nostradamus (1503-1566) ficou conhecido também por seus estudos de astrologia e seu trabalho como vidente. O francês fez milhares de previsões para o futuro em seu livro "Les Prophéties", lançado há mais de 450 anos e popular até os dias atuais por supostamente antecipar importantes acontecimentos históricos, desde a ascensão de Hitler até o assassinato do ex-presidente americano John F. Kennedy e os ataques terroristas do 11 de setembro.

De acordo com o tabloide britânico Daily Star, interpretações da obra de Nostradamus indicam para 2023 uma série acontecimentos preocupantes, como por exemplo ataques de asteroides, elevada inflação, grandes índices de fome e miséria e robôs de inteligência artificial ganhando protagonismo em várias nações até assumirem o controle do planeta.

Embora não haja indícios de que a maioria desses cenários já esteja acontecendo ou se iniciando, as perspectivas de Nostradamus não deixam de causar pânico em alguns amantes de teorias da conspiração ou pessoas simplesmente preocupadas com o rumo da humanidade.

Uma nova guerra mundial

Em seus escritos, Nostradamus destacou: 'Sete meses da Grande Guerra e pessoas mortas pela maldade".

Essa declaração é interpretada por muitas pessoas como uma alusão a um conflito global, maior do que o atual atrito entre a Ucrânia e a Rússia, mas que pode resultar dessa crise.

Aparentemente, pode parecer também uma previsão de que a duração da guerra não chegue a um ano, mas abre brechas para novas preocupações quanto ao fortes arsenais nucleares como o do governo de Vladimir Putin e o de Joe Biden, segundo o tabloide.

Por outro lado, o livro do profeta francês também diz: "Rouen e Evreux não cairão nas mãos do rei". O que talvez indique essas duas cidades francesas, localizadas na região da Normandia, não sejam tão abaladas pelo conflito.

Incêndio

Outra previsão assustadora de Nostradamus que se realizou foi o Grande Incêndio de Londres, em setembro de 1666, que varreu grande parte da região central da capital britânica.

Contudo, as teorias do francês também fazem alusão a um novo incêndio que deve ocorrer em um edifício da realeza. Mas o momento quando isso acontecerá ainda é um mistério.

Marte fora de alcance

Nostradamus também fez referência à "luz falhando em Marte". Embora essa ideia traga várias interpretações a respeito do que pode acontecer ao planeta vermelho, alguns especialistas, segundo o Daily Mail, acreditam que isso pode significar que Marte em breve entrará em movimento retrógrado em relação à Terra.

Para outros pensadores, a teoria seja um sinal de alerta para os avanços tecnológicos de grandes empresas para a colonização do espaço. Como é o caso do fundador da Space X e CEO da Tesla, Elon Musk, que há muito tempo afirma que os humanos terão acesso a Marte até 2029.

No entanto, se as previsões de Nostradamus estiverem corretas, as expectativas para a exploração generalizada de Marte podem ser frustradas.