Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Rússia x Ucrânia: vapor tóxico e discussões sobre Bucha marcam 41º dia

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 21h16

O 41º dia de invasão da Rússia à Ucrânia teve novos bombardeios e o apelo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para que a Rússia perca o poder de veto.

Em reunião do Conselho nesta terça-feira (5), Zelensky também acusou a Rússia de ter provocado o massacre de Bucha. Mais de 400 corpos foram encontrados nas ruas após a retirada das forças russas da cidade. O presidente ucraniano afirmou que o crime poderia ter sido cometido por "qualquer terrorista do Estado Islâmico", mas foi executado "por um estado membro da ONU".

O Ministério de Defesa da Rússia nega a autoria do massacre e voltou a dizer, em relatório publicado hoje (5), que houve uma "filmagem encenada de civis supostamente mortos".

"Eventos semelhantes são agora organizados pelos serviços especiais ucranianos [na região de] Sumy, Konotop [260 quilômetros a leste de Kiev] e outras cidades", dizem os russos. As denúncias, alegam, tentam "afundar as negociações pela paz".

Bucha está sob toque de recolher até às 6h (0h, em Brasília), de quarta-feira (7).

Amanhã (6), ministros das Relações Exteriores dos países que integram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) irão se reunir para tratar do conflito. A organização já declarou que o ocorrido em Bucha demonstra "uma brutalidade insuportável que a Europa não testemunha há muitas décadas".

Fumaça tóxica, bombardeios e agrupamento no leste da Ucrânia

Um tanque com ácido nítrico —cujo vapor é tóxico — foi atacado hoje em Rubizhne, cidade da região de Lugansk, área separatista da Ucrânia, deixando uma nuvem de fumaça tóxica na área. O governador regional de Lugansk afirma que o ataque foi cometido por forças russas e pediu à população que evite sair de casa para não ter contato com o vapor.

Também hoje vários bombardeios foram registrados em Kramatorsk, cerca de 690 quilômetros a leste de Kiev, que permanece sob controle ucraniano mesmo diante do cerco russo. Um dos ataques atingiu o edifício de uma escola, que ficou parcialmente destruída —uma cratera de 10 metros de diâmetro ocupou o lugar do pátio.

As Forças Armadas de Kiev acusam o exército russo de ter executado 54 ataques na região de Kharkiv.

O governo russo afirma que suas tropas abateram dois helicópteros que tentavam resgatar chefes de um batalhão nacionalista ucraniano na cidade portuária de Mariupol.Autoridades ucranianas afirmaram que a Rússia está reagrupando suas tropas no leste da Ucrânia, onde ficam concentradas as forças separatistas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Com informações de AFP, Efe, Reutes e ANSA