Guerra na Ucrânia já deixou 142 crianças mortas e 229 feridas, diz Unicef
A guerra na Ucrânia já deixou 142 crianças mortas e 229 feridas desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, disse hoje o diretor da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Manuel Fontaine.
O número foi divulgado em comunicado durante uma reunião de um conselho de segurança. "Nós sabemos que esses números podem ser muito maiores, e eles foram causados por disparos ou o uso de explosivos em áreas povoadas", disse Fontaine.
"Conheci uma dessas crianças em uma unidade de terapia intensiva na enfermaria de um hospital em Zaporizhizia. Vlad, que tem quatro anos, foi baleado duas vezes no estômago enquanto fugia com sua família de uma área de conflito", acrescentou.
Segundo o diretor, estima-se que cerca de 3,2 milhões de crianças permaneceram em suas casas em toda a Ucrânia e "quase metade pode estar em risco de não ter comida suficiente". Outro 1,4 milhão de pessoas ficaram sem acesso à água, disse ele.
"A situação é ainda pior em cidades como Mariupol e Kherson, onde as crianças e suas famílias passaram semanas sem água encanada e serviços de saneamento, abastecimento regular de alimentos e assistência médica".
Na última sexta-feira (8), mais de 50 pessoas foram mortas em um ataque com mísseis na estação na cidade oriental de Kramatorsk. O Ministério da Defesa russo negou ter como alvo a estação. Fontaine descreveu o ataque como "particularmente horrível e inconcebível".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.