Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadora alerta para 'atirador ativo' em NY após ataque: 'Perigoso'

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 13h47Atualizada em 12/04/2022 20h19

Keechant Sewell, comissária do Departamento de Polícia de Nova York, informou no início desta tarde que não há feridos com risco de morte após tiroteio em estação de metrô no Brooklyn. Até agora, foram contabilizados 17 pessoas feridas, dez delas baleadas. A governadora de NY fez um alerta para a população, citando que há um "atirador ativo" na cidade e classificando-o como perigoso — o suspeito ainda não foi preso.

"O trem naquela hora começou a se encher de fumaça. Ele então abriu fogo, atingindo várias pessoas no metrô e na plataforma", disse a comissária Sewell, em entrevista coletiva. Ela ainda afirmou que as vítimas são de diferentes grupos étnicos.

Ainda, durante a coletiva, a comissária interina do Corpo de Bombeiros da cidade informou que, das vítimas, dez estão sofrendo com ferimentos de bala enquanto cinco estão em condição crítica, mas estáveis.

Sewell descreveu o suspeito como um homem que vestia um colete verde com um moletom cinza com capuz. O tiroteio não está sendo investigado como um ato de terrorismo, segundo ela.

A governadora de Nova York, Kathy Hocul, ainda alertou os moradores da cidade para uma "situação de atirador ativo" na cidade, classificando-o como alguém "perigoso".

"A tranquilidade e a normalidade foram rompidas, brutalmente rompidas, por um indivíduo tão frio e depravado que não se importou com as pessoas que simplesmente seguiam suas vidas diárias. Esse indivíduo ainda está à solta. Essa pessoa é perigosa", disse ela. "Esta é uma situação de atirador ativo agora na cidade de Nova York."

O ataque

A Polícia de Nova York informou que foi acionada por volta das 9h30 (horário de Brasília) para atender a um ataque em uma estação no Brooklyn, bairro de Nova York, nos Estados Unidos. Até o momento, as autoridades identificaram 17 pessoas feridas em decorrência da ação.

Com base em informações dadas por testemunhas, autoridades estão buscando por um suspeito: um homem que utilizava uma máscara de gás — uma nuvem de fumaça tomou conta do local em meio ao ataque — e vestia um colete verde no momento da ocorrência.

local - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Local de ataque a tiro no Metrô de Nova York
Imagem: Reprodução/Google

De acordo com a NBC, o suspeito de ter sido o atirador foi descrito como um homem de 1,65 m de altura e pouco mais de 85 kg. A Polícia de Nova York trabalha com a hipótese de que ele agiu sozinho, mas ainda não se imagina por qual motivação. Também foram encontradas bombas na estação, que não explodiram.

Informações preliminares também apontam que o homem pode ter fugido do local do ataque adentrando os túneis do metrô.

De acordo com a Polícia de Nova York, artefatos explosivos encontrados no interior da estação não estão ativos. Ainda assim, as autoridades estão orientando que as pessoas "fiquem longe" do local não só por segurança, mas para facilitar o trabalho dos socorristas.

Escolas públicas na região do Brooklyn também estão operando em esquema especial, segundo a CNN: ninguém pode sair das unidades, e apenas estudantes podem entrar nelas.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento logo após ataque. Nas cenas, é possível observar o trem parando na plataforma e pessoas descendo em meio a muita fumaça.

O homem teria jogado uma lata de fumaça na plataforma para distrair a multidão, que estava transitando no horário de pico.