Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia está usando 'crematórios móveis' para esconder corpos, diz Ucrânia

07.abr.2022 - Uma vista aérea mostra sacos de cadáveres em uma vala de uma vala comum no jardim ao redor da igreja de St Andrew em Bucha, na Ucrânia - RONALDO SCHEMIDT / AFP
07.abr.2022 - Uma vista aérea mostra sacos de cadáveres em uma vala de uma vala comum no jardim ao redor da igreja de St Andrew em Bucha, na Ucrânia Imagem: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2022 07h36Atualizada em 13/04/2022 07h47

A Ucrânia acusou a Rússia de usar "crematórios móveis" para esconder corpos, inclusive os de seus militares, após o massacre na cidade de Bucha. Imagens que mostram dezenas de corpos nas ruas de Bucha chamaram a atenção do mundo após a retirada das tropas russas.

Autoridades ucranianas estimam que 410 civis foram mortos em Bucha e cidades vizinhas. Após a publicação das imagens, países do Ocidente endureceram as sanções econômicas contra a Rússia.

Ontem, o presidente russo voltou a dizer que as imagens em Bucha são falsas. A inteligência alemã diz que tropas russas combinaram o ataque contra civis em Bucha por rádio.

Nas redes sociais, a Ucrânia diz que os crematórios móveis são usados para destruir qualquer evidência de crimes cometidos por soldados russos.

Foram descobertos 13 equipamentos do tipo em Mariupol. A cidade está cercada pelos russos praticamente desde o início da invasão, em 24 de fevereiro. A captura da cidade permitiria consolidar conquistas territoriais da Rússia na faixa costeira ao longo do Mar de Azov, conectando assim as áreas do Donbass, separatistas, com a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.

A inteligência militar da Ucrânia também diz ter confirmado o uso do crematório móvel na região de Chernihiv e Luhansk.

"Além disso, as Forças Armadas Russas utilizam crematórios móveis para destruir os corpos dos soldados russos, afim de esconder o número real de seus soldados que foram mortos na agressão russa contra a Ucrânia."

No post, a Ucrânia também acusa a Rússia de genocídio.