Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Tropas russas combinaram mortes em Bucha por rádio, diz inteligência alemã

Do UOL, em São Paulo

07/04/2022 12h49

A agência de inteligência alemã BND interceptou mensagens de rádio que seriam de soldados da Rússia falando sobre as mortes na cidade ucraniana de Bucha, a noroeste de Kiev. Segundo o órgão do governo, os áudios mostram conversas nas quais eles combinariam ataques a civis.

No último sábado (2), de corpos foram encontrados no município, que foi recapturado pelas forças ucranianas. Dezenas de líderes internacionais criticaram fortemente a Rússia pelo ocorrido, enquanto o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou a região e chamou de crimes de guerra que "serão reconhecidos pelo mundo como genocídio."

Algumas das mensagens de rádio interceptadas, de acordo com a agência alemã, também podem ser atribuídas a cadáveres fotografados em Bucha. Em uma das mensagens, um soldado teria dito a outro que ele e seus colegas atiraram em um ciclista.

Em uma reportagem publicada ontem, o jornal americano The New York Times publicou vídeo que mostra que soldados russos dispararam contra um ciclista na cidade. Segundo o veículo, foi feita uma perícia independente nas imagens que comprovaram a sua veracidade.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Em outra mensagem de rádio interceptada pela BND, um homem disse: "Primeiro interrogue os soldados, depois atire neles".

De acordo com a agência, os áudios sugerem que não foram atos acidentais nem ações de soldados individuais que saíram do controle na cidade de Bucha.

Em vez disso, o órgão afirma que os assassinatos de civis tornaram-se parte das ações usuais dos militares russos, possivelmente parte da estratégia do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

As trocas de mensagens, ainda segundo a agência, também mostram que funcionários de tropas mercenárias russas, como o "Grupo Wagner", desempenharam um papel fundamental nas mortes.

Ataques foram deliberados, diz ONU

As imagens procedentes de Bucha, cidade ucraniana onde foram encontrados dezenas de corpos após a retirada das tropas russas, apontam para o fato de que os civis foram atacados "deliberadamente", afirmou anteontem a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

"Todos os sinais apontam para o fato de que as vítimas foram alvos deliberados e assassinadas diretamente. E estas evidências são muito preocupantes", declarou Elizabeth Throssell, em uma entrevista coletiva em Genebra, ao recordar que o direito humanitário internacional proíbe atacar deliberadamente os civis. Isto equivale a um crime de guerra.

'Cães estavam tentando comer corpos'

Um pastor de uma igreja em Bucha disse ao The Telegraph que cães estavam tentando comer os corpos de civis que foram retirados das ruas.

Segundo Andriy Holovin, os moradores usam uma vala de 13 metros para enterrar seus parentes e amigos, já que os necrotérios e cemitérios de Bucha estão lotados.