Menino de 3 anos é abandonado na fronteira entre México e EUA
Um menino de 3 anos nascido na Guatemala foi abandonado na fronteira entre o México e os Estados Unidos e encontrado por agentes do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras na cidade de Santa Teresa (EUA).
O caso foi registrado na última sexta-feira (15), mas ganhou repercussão nacional ontem, quando a comandante das operações na fronteira, Gloria Chavez, publicou fotos do resgate da criança nas redes sociais.
Contrabandistas não têm respeito à vida humana. Felizmente, nossos agentes encontraram e resgataram a criança. Obrigada, agentes, por sua determinação e compaixão.
Gloria Chavez, comandante de operações na fronteira norte-americana
Após ser resgatado, o menino foi levado para exames médicos na cidade de Santa Teresa. Ele apresentou bom estado de saúde e foi encaminhado para um abrigo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos da região.
De acordo com o governo dos EUA, 12 mil menores de 18 anos desacompanhados cruzaram a fronteira entre o México e os EUA somente em fevereiro de 2022. O número é 37% maior do que o registrado em janeiro, quando 8.760 pessoas na mesma faixa etária entraram ilegalmente no país comandado por Joe Biden.
A travessia pelo deserto é perigosa por causa da alta variação de temperatura e pode causar mortes, já que aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo do grupo são deixados para trás.
Uma das vítimas brasileiras mais recentes durante a crise migratória foi Leci dos Santos, 49, encontrada morta no fim de 2021 em um deserto do Novo México quando tentava fazer a travessia da fronteira ilegalmente.
A mulher, natural de Rondônia, deixou duas filhas no Brasil e vendeu seus bens para pagar pela sua travessia para o país norte-americano. Ela morreu de sede após ser abandonada por um coiote e foi encontrada após familiares receberem uma mensagem dela informando que estava perdida e acionarem as autoridades dos EUA para procurá-la.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.