Topo

Esse conteúdo é antigo

Youtuber americano que causou queda de avião perde licença de piloto

Youtuber Trevor Jacob pulando de avião - Reprodução/Youtube Travor Jacob
Youtuber Trevor Jacob pulando de avião Imagem: Reprodução/Youtube Travor Jacob

Do UOL, em São Paulo

23/04/2022 11h24

O youtuber americano Trevor Jacob perdeu sua licença para pilotar aviões após se filmar pulando de paraquedas de uma aeronave em queda. A FAA (Agência Federal de Aviação, na sigla em inglês) considerou que ele pilotou "de forma descuidada". Há suspeitas de que ele tenha provocado a queda da aeronave.

Em janeiro deste ano, Trevor disse que no vídeo publicado em seu canal no youtube no dia 23 de dezembro do ano passado ele estava fazendo um voo sobre a Sierra Nevada, uma cordilheira na Califórnia, para espalhar as cinzas de um amigo que havia falecido.

Durante o voo ele alegou que a aeronave apresentou problemas técnicos e então se filmou pulando de paraquedas para deixar a aeronave, que caiu em seguida. Ele também documentou seu trajeto após chegar ao chão, que ele diz ter sido uma caminhada de seis horas.

Na época da publicação, foram levantadas diversas dúvidas sobre a veracidade do acidente, considerando que ele deixou a aeronave, que não teria problemas, cair propositalmente.

Especialistas em aviação consideraram que a situação foi orquestrada e que o simples fato de ele já estar de paraquedas era suspeito. Ele então fechou os comentários do vídeo.

O jornal The New York Times teve acesso a uma carta que a FAA enviou ao youtuber no dia 11 de abril informando sobre o cancelamento da licença por violação de regulações da aviação. O documento dizia que ele conduziu o avião de "maneira descuidada ou imprudente, de modo a pôr em perigo a vida ou a propriedade de outrem".

Durante este voo, você abriu a porta do piloto do lado esquerdo antes de alegar que o motor havia falhado.
Carta da FAA para Trevor Jacob

Além disso, a agência afirmou que antes de saltar do avião, Jacob não tentou entrar em contato com o controle de tráfego aéreo na frequência de emergência, não tentou reiniciar o motor aumentando o fluxo de ar sobre a hélice e não procurou um local para pousar com segurança, "mesmo que houvesse várias áreas nas quais poderia ter feito um pouso seguro".

Procurado por The New York Times, Trevor Jacob não respondeu imediatamente, depois disse que não poderia comentar o caso, seguindo ordens de seu advogado, mas que "a verdade viria à tona".