Rússia quer ampliar guerra com ataques em direção à Moldávia, diz Ucrânia
Sem indícios para o fim da guerra, a Ucrânia alega que a Rússia traça novas estratégias para continuar atingindo o país. Autoridades ucranianas sugerem que ataques recentes na Moldávia, país vizinho, façam parte de um novo momento de ampliação do conflito no leste europeu a mando de Vladimir Putin.
Ontem, um foguete atingiu um prédio na região separatista da Transnístria, apoiada pela Rússia, na Moldávia. Além disso, uma torre de comunicação e uma ponte que liga Odessa ao extremo sudoeste da Ucrânia também sofreram com explosões e ataques de mísseis. Para a Ucrânia, os ataques partiram da Rússia.
"Por suas ações, o inimigo está tentando cortar parte da região de Odessa e criar tensão em meio aos eventos", disse Maksym Marchenko, chefe da administração militar na região de Odessa.
Conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Oleksiy Arestovych acredita que os ataques russos podem indicar uma ofensiva em direção ao país vizinho. "As autoridades russas no nível dos mais altos representantes do Estado estão declarando que é necessário ocupar a Moldávia", disse.
A Moldávia convocou uma reunião de emergência para discutir os ataques. A região conta com cerca de 1.500 soldados. Os Estados Unidos também consideram que a Rússia possa invadir a Moldávia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.