PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Grafite de pelo menos 17 séculos com xingamento a soldado romano é achado

Pesquisadores traduziram palavras e se surpreenderam com palavrão: "Filho da p*" - Divulgação/The Vindolanda Trust
Pesquisadores traduziram palavras e se surpreenderam com palavrão: 'Filho da p*' Imagem: Divulgação/The Vindolanda Trust

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 04h00Atualizada em 30/05/2022 10h18

Pesquisadores encontraram um grafite de pelo menos 1.700 anos com uma ofensa de baixo calão a um soldado romano chamado Secundinus, em Northumberland, na Inglaterra. A pedra, de 40 cm de altura e 15,2 cm de largura, chamava o homem de "filho da p*". Não é a primeira vez que rabiscos peculiares foram encontrados no local, segundo o tabloide britânico Daily Mail.

Dr. Andrew Birley, diretor de escavações e CEO da Vindolanda Trust, instituição de preservação da memória romana, brincou com a situação. "Seu autor claramente tinha um grande problema com Secundinus e estava confiante o suficiente para anunciar seus pensamentos publicamente em uma pedra", disse. "Não tenho dúvidas de que Secundinus não teria se divertido ao ver isso quando estava vagando pelo local".

Dylan Herbert, voluntário do Vindolanda Trust, foi quem descobriu a pedra. "Eu estava removendo muitos escombros durante toda a semana e essa pedra estava atrapalhando meu caminho, fiquei feliz quando me disseram que eu poderia tirá-la da trincheira", disse. "Na parte de trás, parecia com todas as outras, uma pedra muito comum, mas quando a virei, fiquei surpreso ao ver algumas letras claras".

Na pedra, estavam escritas as palavras "SECVNDINVS CACOR". Os doutores Alexander Meyer, Alex Mullen e Roger Tomlin, especialistas em epigrafia romana, reconheceram esse escrito como "Secundinus cacator". Segundo eles, isso pode ser traduzido como "Secundinus, o filho da p*".

Birley contou que a recuperação de uma inscrição costuma ser sobre algo importante, e dessa vez os envolvidos se surpreenderam. "A recuperação de uma inscrição, uma mensagem direta do passado, é sempre um grande evento em uma escavação romana, mas esta realmente levantou nossas sobrancelhas quando deciframos a mensagem na pedra".

Em comunicado, os pesquisadores disseram que esse comentário de muito tempo atrás divertirá os visitantes que forem ao local. "Isso nos lembra que, embora o exército romano pudesse ser extremamente brutal, especialmente para a população nativa, eles não eram imunes a insultar uns aos outros."

Internacional