Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

100 dias de guerra: Zelensky promete vitória; Rússia cita metas alcançadas

Do UOL, em São Paulo*

03/06/2022 08h27Atualizada em 03/06/2022 10h08

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje em vídeo publicado em seu perfil no Instagram que "a vitória será nossa" na guerra que o país enfrenta contra a Rússia. O conflito, que começou em 24 de fevereiro, completou 100 dias hoje. Moscou, por sua vez, disse que cumpriu "certos" objetivos, mas sem dar detalhes sobre onde as tropas russas tiveram sucesso.

"Os representantes do Estado estão aqui, defendendo a Ucrânia há 100 dias", declarou o presidente. O vídeo, de 36 segundos, foi gravado na sede da Presidência, em Kiev, ao lado do primeiro-ministro Denys Chmygal e do líder do partido de governo David Arakhamia.

O presidente ucraniano também estava acompanhado por Andriy Yermak, chefe do gabinete da presidência, e um de seus principais conselheiros, Mikhaylo Podoliak.

O vídeo foi divulgado nos mesmos moldes de outra mensagem gravada por Zelensky ainda no início da guerra, no mesmo local e ao lado de seus colaboradores para tranquilizar os ucranianos.

"Estamos aqui, nossos militares estão aqui, os cidadãos, a sociedade. Estamos todos aqui para defender nossa independência, nosso Estado", afirmou Zelensky na ocasião.

Rússia afirma ter alcançado 'certos resultados'

O Kremlin afirmou hoje ter alcançado "certos" objetivos após 100 dias de ofensiva contra a Ucrânia, depois de libertar "várias localidades", o que permitiu a seus habitantes voltar a "uma vida de paz".

"A respeito da segurança (da população do Donbass) foram adotadas medidas certos resultados começam a ser alcançados", declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Ele disse que "muitas localidades foram libertadas das Forças Armadas pró-nazistas da Ucrânia, assim como dos elementos nacionalistas".

"Este trabalho vai continuar até que todos os objetivos da operação militar especial sejam alcançados", disse Peskov.

O termo "operação militar" é a expressão que Moscou tem utilizado oficialmente para evitar chamar o conflito contra a Ucrânia de uma guerra. Para o governo russo, que considera há anos que a política pró-Ocidente de Kiev é uma ameaça, esta é uma operação para "desnazificar" o governo ucraniano.

Ucrânia tem 20% do território sob controle da Rússia

Em mensagem enviada ontem ao Parlamento de Luxemburgo, Zelensky afirmou que a Rússia controla, aproximadamente, 20% do território do país que lidera e que a linha de frente de combate tem mais de 1.000 quilômetros de extensão.

"Estamos lutando contra, praticamente, o exército russo por completo. A totalidade das forças armadas russas está participando dos combates", disse o chefe de Estado.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Apesar de já ter essa parcela de controle sob seu controle, a Rússia diminuiu o ritmo de seu avanço e, hoje, esse avanço segue lento, mas constante. As vitórias russas têm se concentrado no leste do território ucraniano.

A Ucrânia, por sua vez, aguarda mais armas de aliados, um pedido rotineiro de Zelensky. Com elas, o país diz acreditar em um ponto de virada no conflito em agosto.

*Com informações da AFP